Candidatos participam de primeira rodada de debates; UOL transmite ao vivo encontro em SP

Do UOL, em São Paulo

Candidatos a prefeito de 13 capitais do país participam nesta quinta-feira (2) da primeira rodada de debates na "TV Bandeirantes": São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Palmas, Natal, João Pessoa, Goiânia e Fortaleza.

Em São Paulo, oito dos 12 candidatos irão ao encontro. O debate será transmitido ao vivo pela “TV Bandeirantes” e pela “BandNews”. O UOL também fará a transmissão ao vivo, a partir das 21h30. As regras para o encontro já foram acordadas entre os candidatos (veja abaixo).

Participam do debate --mediado pelo jornalista Fábio Pannunzio-- os candidatos de partidos que têm representação no Congresso: José Serra (PSDB), Celso Russomanno (PRB), Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Paulinho da Força (PDT), Soninha Francine (PPS), Levy Fidelix (PRTB) e Carlos Giannazi (PSOL).

Para o diretor de jornalismo da “TV Bandeirantes”, Fernando Mitre, esta eleição será definida por meio da TV.

“A repercussão de um primeiro debate entre os eleitores dura muito mais tempo e revela bem mais que somente as propostas dos participantes.”

O professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Emmanuel Publio Dias, especialista em marketing político, afirmou que, pelas regras do debate (veja mais abaixo), cada candidato terá em média 12 minutos de fala.

“É um tempo razoável, mas muito picotado. Nesse momento atual, o debate só interessa aos políticos, jornalistas, especialistas da área e militantes. Serve mais para a construção das campanhas e, em tese, favorece os candidatos que não são conhecidos”, afirmou.

O professor de ética e política da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Roberto Romano, disse que os encontros entre os candidatos na TV são o ponto alto das eleições porque, diferentemente da propaganda politica, no debate há uma resposta imediata.

Para Romano, no entanto, o número grande de candidatos a prefeito pode diminuir a importância das falas.

“Todos têm propostas a serem analisadas pelos concorrentes e pelos eleitores. Em um município tão complexo como São Paulo, os problemas são difíceis. Por mais bem assessorado, ninguém tem reflexo imediato de resumir assuntos complexos em um minuto. O ideal seria menos candidatos com mais tempo para falar”, afirmou Romando.

Para Dias, outro problema é o desinteresse do eleitorado pelas campanhas tem piorado nos últimos anos. “A audiência de um debate é exatamente a mesma audiência da programação normal da emissora no horário. Até praticamente às vésperas da eleição, quase 2/3 do eleitorado não é capaz de oferecer um nome para votar espontaneamente.”

Datafolha em São Paulo

Pesquisa Datafolha de julho mostra que Russomanno tem apenas quatro pontos abaixo do líder José Serra na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

No levantamento feito junto a 1.075 eleitores, Serra aparece com 30% das intenções de voto para prefeito. Russomanno tem 26%.

Como a margem de erro é de três pontos, Serra e Russomanno estão tecnicamente empatados na liderança.

Aparecem tecnicamente empatados, também, Fernando Haddad e Soninha Francine, ambos com 7%; Gabriel Chalita, com 6%; e Paulinho da Força, com 5%.

Rio de Janeiro

No Rio, Eduardo Paes (PMDB), Aspásia Camargo (PV), MarceloFreixo (PSOL), Otávio Leite (PSDB) e Rodrigo Maia (DEM) participam do debate.

Os candidatos Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Siqueira (PPL), que não participarão do debate, terão cinco minutos no Jornal do Rio, nos dias 3 e 6 de agosto, para apresentarem suas plataformas em ordem definida por sorteio.

Segundo a pesquisa Datafolha publicada no dia 21 de julho, o atual prefeito Eduardo Paes inicia a campanha à reeleição com 54% das intenções de voto --o que lhe garantiria a vitória no primeiro turno.

Em segundo lugar estão em empate técnico o deputado estadual Marcelo Freixo, com 10%, e o deputado federal Rodrigo Maia, com 6%. O deputado federal Otávio Leite aparece com 4%.

Outras cidades

Além das 13 capitais, a “TV Bandeirantes” também promove, amanhã, debate com os candidatos a prefeito de Barra Mansa (RJ), Presidente Prudente (SP), Campinas (SP), Santos (SP), Cascavel (PR), Taubaté (SP), Maringá (PR) e Londrina (PR).
 

Maluf, Covas, Collor, Lula e Alckmin batem boca em debates

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos