Para Temer, PMDB continuar na vaga de vice do PT em 2014 é 'tendência natural'

Aiuri Rebello

Do UOL, em São Paulo

O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, afirmou nesta quinta-feira (12) que a manutenção da aliança com o PT, para as eleições em 2014, na vaga de vice, é uma "tendência natural".

"É muito provável que isso aconteça [a manutenção da aliança entre o PT e o PMDB]. A aliança hoje está fortalecida", afirmou Temer, durante encontro do PMDB paulista com 217 candidatos a prefeito e 197 candidatos a vice nas eleições neste ano no Estado, no hotel Maksoud Plaza, na Avenida Paulista, no centro de  São Paulo.

Temer também afirmou que está está satisfeito com a demonstração de apoio dada pela presidente Dilma Rousseff (PT) durante reunião em Brasília, nesta quarta-feira (11). Apesar disso, o peemedebista não descartou a possibilidade de o partido ter candidato próprio em 2014.

"As eleições presidenciais ainda estão muito longe, 2014 ainda está muito longe. É natural que lideranças do PMDB, como o deputado estadual Baleia Rossi [presidente estadual do PMDB] manifestem o desejo de termos uma candidatura própria. É natural que todo partido político almeje isso. Mas isso depende de toda a conjuntura", afirmou Temer.

Políticos causam tumulto por foto com Michel Temer e Chalita

Temer chegou ao evento acompanhado de Baleia Rossi, pelo deputado federal e candidato da sigla à Prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita, e do pré-candidato do PMDB ao governo do Estado e presidente da Fiespe (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf --ele foi lançado oficialmente ao posto durante o evento desta quinta-feira.

Temer afirmou que a relação entre o PMDB e o PSB, presidido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, é boa. "Não existe rivalidade na aliança com o PT. O Eduardo Campos é um grande homem político e minha relação com ele é ótima", disse.

O vice-presidente ainda prometeu uma participação ativa na campanha de Chalita em São Paulo, com gravação de programas de TV e rádio e presença no palanque do deputado. "Participarei da campanha de corpo e alma, da forma que me for solicitado", disse o vice-presidente.

'Disputando para ganhar'

Chalita afastou a possibilidade de um alinhamento com o PT já no primeiro turno da disputa em São Paulo contra o tucano José Serra. "Não existe candidatura de apoio", disse Chalita.

"Não há alianhamento com o PT. Todos estão disputando para ganhar", afirmou. Segundo ele, não existe um "pacto de não agressão" com Fernando Haddad, o candidato petista. "Existe um pacto deste tipo com todos os candidatos. Vamos fazer uma campanha limpa e discutir propostas para a cidade", disse Chalita. Apesar disso, o candidato do PMDB voltou a atacar Serra e a gestão do prefeito Gilberto Kassab, cujo partido, o PSD, apoia o tucano.

Políticos ficam 3 horas em fila por fotomontagem com Temer

"Eles tiveram a oportunidade e não fizeram. A gestão Serra e Kassab é uma gestão de oito anos. Cumpriram 30% da meta que apresentaram, então voltar com as mesmas propostas? Uma coisa é pegar um grupo de trabalho e apresentar proposta. Outra coisa é ter essa verdade para de fato apresentar propostas que você vai cumprir", afirmou. Ele também disse que a adminsitração Serra-Kassab possui uma marca "higienista".

Chalita disse também que aposta nas redes sociais e corpo a corpo com o eleitorado para o crescimento da sua candidatura. De acordo com o candidato, em sua página na internet será apresenta uma proposta do programa de governo por dia.

O candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo aparece com 6% na última pesquisa Datafolha, em 27 de junho.

Marketing

O encontro do PMDB de São Paulo divulgou a possibilidade dos candidatos da sigla conhecerem experiências vitoriosas de prefeitos peemedebistas do interior do Estado.

Além das lideranças nacionais, prefeitos eleitos fizeram palestras com dicas para uma campanha vitoriosa.

Os candidatos da legenda também puderam tirar retratos para montagem de uma foto ao lado de Temer e  Baleia Rossi.

UOL Cursos Online

Todos os cursos