Convenções em Cuiabá terminam em bate-boca e indefinição sobre vices

Jorge Estevão

Do UOL, em Cuiabá

Dois dos seis candidatos que concorrem à Prefeitura de Cuiabá na eleição municipal deste ano vão deixar para o último dia (quinta-feira) a escolha dos vices. Uma das seis convenções - todas realizadas no sábado - foi a do empresário Mauro Mendes (PSB), que disputa pela segunda vez o Executivo da capital. Mendes lidera todas pesquisas e na maioria vence no primeiro turno.

A convenção do PSB, que tem na coligação “Movimento Cuiabá Muito Mais” o PDT, PPS, PR e PV, ocorreu na noite de sábado (30), mas antes a maioria dos filiados do PR já tinha como certa a escolha do vice, o ex-secretário de Logística e Intermodal de Trasnportes do Estado, Francisco Vuolo, que é vereador licenciado de Cuiabá.

O adversário de Vuolo era o ex-secretário de Cultura do Estado e deputado estadual licenciado, João Cuiabano Malheiros. Sem definição, a escolha foi para o voto fechado. Malheiros conseguiu ganhar maioria dos votos. A corrente favorável a Vuolo se revoltou e iniciou bate-boca com os adversários. Agressões verbais não faltaram, mas ficou só nisso.

Mauro Mendes, que era cortejado pelo PMDB, resolveu no dia da convenção reatar com o PDT do senador Pedro Taques, que ameaçou romper caso Mendes efetivasse a aliança com os peemedebistas.

PT

Outra surpresa foi a adesão de última hora do PMDB, do governador Silval Barbosa, à candidatura do vereador de Cuiabá, Lúdio Cabral, do PT. Por orientação da cúpula  nacional, peemedebistas deixaram de lado a aspiração de compor com Mauro Mendes e rumaram para o Partido dos Trabalhadores.

O candidato a vice era Totó Parente, que abriu mão em favor do advogado e ex-presidente da OAB/MT, Francisco Anis Faiad. Com adesão do PMDB, o tempo de propaganda da coligação é o maior, com cerca de 10 minutos.

PSD E PSDB

As indecisões estão por conta do PSD e PSDB. O primeiro tem como candidato o ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá e ex-deputado estadual, Carlos Brito. O apoio viria do PTB, do prefeito Chico Galindo, e do DEM, do senador Jayme Campos. O PC do B oficializou aliança na tarde de domingo (1).

Já os tucanos escolheram como candidato à Prefeitura de Cuiabá o deputado estadual Guilherme Maluf. Porém, também querem como vice uma indicação do PTB e DEM. O PSDB é da base aliada do atual prefeito da capital, mas também não abre mão do Democratas. A decisão deve acontecer até a manhã desta terça-feira (3), já que ambos partidos deixaram as atas em aberto.

PSOL E PPL

Ainda concorrem à prefeitura da capital o procurador da Fazenda, Mauro Lara (PSOL), que concorre à prefeitura pela segunda vez seguida. Lara também já concorreu outras vezes ao governo do Estado e ao Senado.

O sindicalista Adolfo Grassi é o candidato do PPL (Partido da Pátria Livre), fundado em abril de 2009. Grassi já concorreu a deputado estadual em 2010 pela mesma sigla, mas não se elegeu.

UOL Cursos Online

Todos os cursos