Representante do partido de Maluf é vaiado em convenção do PT em São Paulo

Aiuri Rebello

Do UOL, em São Paulo

O secretário-geral do PP no Estado de São Paulo, Jesse Ribeiro, foi vaiado ao citar o nome do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) durante seu discurso na convenção petista que oficializou Fernando Haddad como candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, neste sábado (30), na Câmara Municipal.

O apoio do PP de Maluf à campanha de Haddad causou mal-estar entre os aliados petistas. A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), que seria a vice na chapa, desistiu da candidatura após o acordo com o PP, selado na casa de Maluf, entre ele, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Haddad -- que posaram para uma sessão de fotos.

O evento de hoje não contou com  a presença de Marta de Suplicy -- preterida na disputa por Lula, que escolheu Haddad --, Erundina, o vereador Netinho de Paula (PC do B) -- que abriu mão da candidatura em favor do ex-ministro da Educação -- e nem Maluf. Lula também não compareceu à convenção municipal do PT na capital paulista.

Haddad defendeu as alianças firmadas pelo partido na capital paulista. "Se essa coligação que montamos tem algum defeito é não ser ainda mais ampla", disse Haddad durante seu discurso. O ato contou com a presença de cerca de 300 militantes.

Haddad também aproveitou a convenção do PT, assim como a do PSB e a do PC do B, por onde passou antes do evento petista, para atacar o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. "Nosso prefeito anda ocupado perseguindo vendedor ambulante com deficiência e moradores de rua", disse o petista.

"É a primeira vez que um prefeito tem coragem de criminalizar a caridade, alegando problemas de higiene", afirmou Haddad, sobre a ameaça da prefeitura de proibir a distribuição de sopa por instituições de caridade para moradores de rua da capital paulista. "Mas a falta de coleta de lixo e o esgoto a céu aberto na periferia parecem não incomodar o prefeito".

Em entrevista à Folha, publicada neste sábado, Haddad afirma que os governos do PT em São Paulo sofreram preconceito apesar de terem sido bons, segundo ele.

"Queríamos o PMDB e o PDT"

"Queríamos o PMDB, o PDT e todos os partidos da base aliada conosco, mas isso não foi possível", afirmou.

Haddad usa discurso ensaiado para atacar Kassab nas convenções do PT e PC do B

"Seria importante ter a Marta ao nosso lado nessa campanha, mas respeitamos a decisão dela", disse a vice de Haddad na chapa, a presidente estadual do PC do B, Nádia Campeão, durante o evento petista. Na sexta-feira, Marta declarou que está empenhada no cumprimento de seu mandato de senadora e que irá se empenhar na reeleição da presidente Dilma Rousseff, sem nem citar Haddad.

Já o vereador Eliseu Gabriel, presidente do PSB em São Paulo, minimizou a ausência de Erundina no apoio ao PT. "O PSB vai participar ativamente da campanha. Falei com a Erundina e ela me confirmou que vai participar também", disse Eliseu durante seu discurso de apoio a Haddad.

PSB

Mais cedo, na Câmara, a deputada federal Luiza Erundina também não participou da convenção municipal do PSB, que oficializou o apoio da sigla à candidatura do petista nas eleições municipais deste ano.

Ela alegou, por meio de uma de suas assessoras parlamentares, que está resfriada. Durante o evento, a legenda confirmou que participará da coligação proporcional na candidatura dos vereadores junto com o PT.

Haddad participou do evento ao lado de Nádia Campeão. A dupla, que chegou com mais de uma hora de atraso na Câmara de São Paulo onde acontecia a convenção, agradeceu o empenho prometido por Erundina para elegê-los.

“Queria agradecer a companheira Erundina pela declaração feita ontem, de que iria colocar uma tropa na rua", afirmou Haddad.

“Ontem [sexta-feira] conversei ao telefone com ela [Erundina], que me cumprimentou e elogiou por ter aceito a indicação para vice na chapa, além de confirmar que vai participar desta campanha com a gente”, disse Nádia.

Durante a convenção, o ex-jogador Marcelinho Carioca (PSB-SP) confirmou que será candidato a vereador na coligação proporcional.

PC do B

Antes do evento do PSB, Haddad também participou da convenção do PC do B, responsável pela indicação da vice de sua chapa. Além do petista e de Nádia, estiveram presentes o vereador Netinho de Paula e o ministro do Esporte, Aldo Rebello.

“Não há tempo para lamentações e explicações. É inegável que os militantes ficaram chateados porque retiramos nossa candidatura. Mas foi identificada pelo partido a necessidade de apoiarmos um projeto maior”, disse Netinho.

Em seu discurso para os comunistas, Haddad disse que “São Paulo não pode mais ter um prefeito de meio mandato e nem um de meio período”, numa referência explícita ao pré-candidato do PSDB, José Serra, que abandonou o mandato em 2006 para disputar o governo do Estado, e ao prefeito Gilberto Kassab, que teria, segundo o petista, colocado seus interesses politicos, partidários e pessoais acima dos da cidade.

Durante o evento, o PC do B anunciou que não participará da coligação proporcional nas candidaturas a vereador junto com o o PT e PSB. Assim, o partido lançou seus 83 candidatos para a Câmara.

Leia mais sobre as eleições em São Paulo clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos