Ao lado de Renan, Collor declara apoio a ex-desafeto Ronaldo Lessa em Maceió

Carlos Madeiro*

Do UOL, em Maceió

O senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL) foi o grande destaque da convenção municipal do PDT, em Maceió, neste sábado (30), que homologou a candidatura do ex-governador e ex-desafeto collorido, Ronaldo Lessa, à corrida pela cadeira de prefeito da capital alagoana. O senador Renan Calheiros (PMDB) também foi à convenção e ratificou apoio a Lessa.

Na convenção também foi homologado o nome do vice, o ex-secretário de Infraestrutura de Maceió, Mozart Amaral.

A grande surpresa da convenção foi a presença do prefeito Cícero Almeida (PP), já que o partido dele formalizou apoio ao candidato do PSDB. Nos bastidores, especula-se que Almeida vá deixar o PP nos próximos dias, chateado com as divergências.

No discurso neste sábado, Almeida disse que “não recebeu nada em troca” de apoiar o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), em 2010, e criticou o apoio do partido ao deputado federal Rui Palmeira (PSDB).

A convenção pedetista reuniu centenas de aliados e apoiadores da candidatura de Lessa, que entoaram músicas de apoio ao trabalhista, que tentará ser novamente prefeito de Maceió (ele já foi prefeito entre 1993 e 1996).

O encontro serviu para deixar claro que as desavenças ficaram no passado, e o novo momento é de apoio “irrestrito” de Collor a Lessa --que protagonizaram os maiores embates eleitorais dos últimos anos em Alagoas.

“O PTB está inteiro no apoio a Ronaldo Lessa. Estou aqui como presidente de partido e com a ordem para que todos os candidatos apoiem irrestritamente Ronaldo Lessa. Quem não apoiar, vai perder a candidatura”, anunciou Collor, sem deixar brechas para possíveis “infiéis” no partido.

Collor chegou após o início e saiu antes do fim do encontro, sem dar entrevistas.

Já Lessa fez questão apagar o histórico de brigas e falou em novos tempos. “Desde 1986, tivemos muitos atritos, Collor. Mas são nas derrotas que a gente aprende. Tanto eu quanto você fomos derrotados um pelo outro algumas vezes, e por isso a gente está junto hoje, para vencer”, disse o candidato pedetista.

A aliança entre Collor e Lessa começou a ser desenhada em 2010, quando o ex-presidente ficou de fora do segundo turno, disputado por Lessa e Teotonio Vilela.

Collor e Lessa se enfrentaram em quatro eleições: para o governo do Estado, em 1986 (vencida por Collor); novamente para o governo do Estado, em 2002 (vencida por Lessa); para o Senado, em 2006 (vencida por Collor) e novamente para o governo do Estado, em 2010 (quando o governador Teotonio Vilela Filho conquistou a reeleição e venceu os dois).

Dia agitado

Além de Lessa, outras candidaturas foram lançadas em Maceió neste sábado. O PSDB confirmou a candidatura do deputado federal Rui Palmeira, que terá como vice o vereador Marcelo Palmeira (PP). O candidato tem o apoio oficial do governador Teotonio Vilela Filho.

Quem também realizou convenção neste sábado foi o PT do B, que lançou a candidatura da deputada federal Rosinha da Adefal. Ela terá como vice o Kleber Fortes, do mesmo partido. O partido não conseguiu conquistar apoios e sairá com chapa “puro sangue”.

O DEM confirmou lançamento de candidatura própria com o radialista e deputado estadual Jéferson Morais. Ele terá como vice o Carimbinho (PSB), filho do deputado federal Gilvado Carimbão (PSB). O deputado federal chegou a lançar pré-candidatura à prefeitura, mas acabou desistindo de última hora.

O PPS também realizou convenção, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Maceió, e apresentou a candidatura da presidente do diretório municipal , Nadja Baia. Ela terá como vice o coronel Assis (PMN).

Já o PSOL lançou o nome do professor Alexandre Fleming, assim como o nome da ex-senadora e atual vereadora Heloísa Helena, que vai disputar a reeleição, após anunciar que pensara em deixar a política. Fleming terá com vice Sandra Dias (PSOL).

* Colaborou Beto Macário

UOL Cursos Online

Todos os cursos