Estou feliz que Maluf se declare comunista, pois meu governo será de esquerda, diz Haddad

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (26) que ficou "feliz" com a declaração do ex-prefeito e deputado federal Paulo Maluf (PP), que afirmou ser “mais comunista” que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Como vou fazer um governo de esquerda, fico feliz com a declaração dele [Maluf]”, disse o petista.

Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da “Folha de S.Paulo”, Maluf disse que, "perto do Lula, sou comunista”

Haddad participou na manhã de hoje de uma reunião em que foram discutidos os projetos arquitetônico e museológico do futuro Memorial da Democracia, vinculado ao Instituto Lula.

A reunião durou cerca de quatro horas, na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) , na avenida Paulista (região central), foi fechada à imprensa e contou com a presença de Lula e da mulher, Marisa Letícia, além de integrantes e ex-integrantes do alto escalão do governo Dilma Rousseff, políticos e intelectuais. Também participou do evento o marqueteiro do PT, João Santana.

Haddad afirmou que não acredita em eventual uso político do Memorial da Democracia durante a campanha eleitoral --que começa oficialmente no próximo dia 6.

“Houve consenso na Câmara de Vereadores sobre isso”, declarou o pré-candidato, referindo-se à doação de um terreno avaliado em cerca de R$ 20 milhões, na região central, repassado pela prefeitura ao Instituto Lula.

Haddad também declarou que não tem previsto nenhum subsídio à obra caso seja eleito. “A prefeitura deveria fazer o seu papel e fez bem”, definiu.

Definição do vice

Sobre a definição do vice em sua chapa, o pré-candidato desconversou: a informação só será divulgada amanhã.

“Até por respeito, essa decisão cabe a mim. A companheira ou companheiro que for vice vai atuar comigo pelos próximos quatro anos; tem de ser alguém com que eu tenha uma familiaridade e uma cumplicidade muito grande”, resumiu.

O PC do B, que declarou oficialmente ontem apoio à campanha petista, priorizou o nome de Nádia Campeão, secretária na gestão de Marta Suplicy na prefeitura (2001-2004). Se o posicionamento do aliado será importante na escolha, Haddad definiu: “tudo conta. Todas essas informações contam”.

Leia mais notícias das eleições em São Paulo clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos