Internautas apontam plágio em logo de Serra; publicitário diz que foi coincidência

Thomaz Molina*

Do UOL, em São Paulo

  • @TG_Meirelles / Reprodução Twitter

    Reprodução do logotipo usado pela Suécia (à esquerda) e o logotipo divulgado pela campanha de Serra

    Reprodução do logotipo usado pela Suécia (à esquerda) e o logotipo divulgado pela campanha de Serra

Na manhã desta segunda-feira (25), internautas apontaram, em redes sociais, um suposto plágio do logotipo apresentado ontem pela candidatura de José Serra (PSDB) à Prefeitura de São Paulo.

Na rede, os internautas compararam a imagem do “S” gigante com a marca utilizada na gestão da Suécia na presidência rotativa da Comunidade Europeia em 2009. O UOL verificou a veracidade da imagem sueca, que, se virada de ponta cabeça, se assemelha muito com a do tucano.

Procurado pelo UOL, o publicitário Valdir Bianchi, responsável pela criação da imagem, disse que tudo não passa de uma coincidência. Ele apenas admitiu que, devido aos prazos curtos, não verificou se alguém já havia criado algo parecido.

“É um risco que corremos hoje nesse mundo com milhões de informações. Mas foi uma coincidência, a Suécia tem as cores azul e amarela na bandeira. Esferas, círculos são formas básicas. O meu conceito foi usar o 's' como um caminho que leva para o topo em uma curva ascendente dentro de um planeta azul”, afirmou.

Jingle é versão de "Eu quero tchu, eu quero tcha"

Na conveção de ontem, também foi apresentado o jingle da campanha Serra, uma versão da música "Eu quero tchu, eu quero tcha", da dupla sertaneja João Lucas e Marcelo, que terá o refrão: “Eu quero Serra, eu quero já”. O UOL entrou em contato com a gravadora Som Livre, detentora dos direitos autorais da música, que confirmou o acordo com o PSDB.

Ouça o jingle de Serra

A música foi executada durante todo o evento, nos intervalos entre cada um dos discursos. A campanha eleitoral, porém, só é permitida por lei após dia 6 de julho.

Em seu discurso na convenção, Serra procurou reforçar as marcas da gestão iniciada por ele em 2004 e continuada por Gilberto Kassab (PSD) na prefeitura, além de fazer comparações diretas entre os feitos da administração municipal e do governo federal, comandado desde 2002 pelo PT.

“Desde 2004 a cidade cresce mais do que o Brasil, na produção e no emprego. Dez por cento dos empregos gerados no Brasil nos últimos anos veio da nossa cidade. Isso não se dá por acaso não, é fruto do esforço do nosso povo e é também responsabilidade dos investimentos do Estado e do município. Investimentos do meu governo e do governo do Geraldo Alckmin”, disse Serra.

Serra defende gestão Kassab

O candidato tucano também citou a criação de vagas nas escolas técnicas de São Paulo que, segundo ele, teriam sido em número maior que as vagas criadas pelo governo federal. A criação de vagas no ensino profissionalizante é uma das bandeiras do ex-ministro da Educação e candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad.

O slogan de campanha de Serra será “Pra São Paulo seguir avançando” e, em seu discurso, o tucano deu mostras de que irá defender a continuidade com a gestão de Kassab, ao citar diversos programas da administração municipal, como a integração no sistema de transporte com o Bilhete Único e a ampliação das áreas verdes na cidade.

“Temos um desafio enorme de mostrar ao povo tudo que nós fizemos”, disse Serra.

A distribuição de verba pelo governo federal também foi criticada. Segundo Serra, apesar de São Paulo arrecadar R$ 143 bilhões em impostos à União, apenas R$ 2 bilhões são investidos de volta na cidade. “São Paulo tem o direito de ampliar a parceria com o governo federal”, afirmou o tucano.

Sem citar diretamente o slogan do petista Haddad, que faz menção à ideia do “novo”, Serra afirmou que “ao contrário do que se imagina, o tempo não desgasta os que lutam. Experiência é virtude”, disse Serra.

*Colaborou Raquel Camargo

UOL Cursos Online

Todos os cursos