Haddad diz que é ele quem decide vice e descarta D'Urso

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, declarou, nesta sexta-feira (22), que a escolha de seu vice na chapa cabe a ele e descartou que o advogado e presidente licenciado da OAB-SP Luiz D'Urso (PTB) seja cotado.

“Quem decide vice é o candidato. Quando eu convidar alguém, eu anuncio”, afirmou Haddad após encontro com prefeitos da região metropolitana de São Paulo na manhã de hoje.

Haddad negou que D'Urso tenha sido chamado para ser vice. “Não sei [se foi sondado]. Por mim, não”, disse. O pré-candidato disse ainda que ter D'Urso como vice "não faz nenhum sentido". "Não existe nome de um partido que não está coligado", afirmou.

Haddad disse que todos os partidos que compõem a base do governo Dilma Rousseff foram convidados para fazer parte da coligação, o que inclui o PTB, que também foi sondado pelo PSDB e até agora não tomou posição.

As declarações foram dadas dias após a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) desistir de ser sua vice e em meio a articulações do PT para achar um substituto.

Sobre as notícias veiculadas pela imprensa de que Paulo Maluf (PP) havia feito essa sondagem a 'Urso, Haddad não negou nem confirmou.  “As pessoas não estão proibidas de conversar (...) Mas eu não tenho esse conhecimento", disse o pré-candidato petista.

Haddad também disse achar pouco provável que tenha um chapa "puro sangue", com um petista como vice. "Eu descartaria. Não é a nossa tradição."

Participaram do encontro desta sexta os prefeitos Mario Reali (Diadema), Luiz Marinho (São Bernardo do Campo), Emídio de Souza (Osasco), Chico Brito (Embu) e o vice-prefeito de Guarulhos, Carlos Derman, todos do PT.

Após a reunião, Haddad defendeu a "retomada da descentralização administrativa da cidade", com "subprefeituras fortalecidas", além de uma boa relação com os governos federal e estadual e com as prefeituras da região metropolitana de São Paulo.

Leia mais notícias das eleições em São Paulo, clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos