"Aparentemente é uma contradição", diz presidente do PT-SP sobre aliança com Maluf

Do UOL, em São Paulo

  • Simon Plestenjak/Folhapress

    O vereador, presidente do PT-SP e coordenador da campanha de Haddad, Antonio Donato

    O vereador, presidente do PT-SP e coordenador da campanha de Haddad, Antonio Donato

O vereador Antonio Donato, presidente do PT municipal de São Paulo e coordenador da pré-campanha de Fernando Haddad à prefeitura da cidade, disse nesta quarta-feira (20) que a aliança do PT com o PP, do deputado federal Paulo Maluf (SP), é contraditória.

“Aparentemente é uma contradição, eu não vou negar isso. As histórias são diferentes. Mas isso já ocorreu em todos os Estados e em todas as eleições, porque o sistema eleitoral brasileiro, oriundo da Constituição de 88, gerou essa multiplicidade partidária, essa necessidade de construir maioria no Congresso, e, fruto dessa necessidade de maioria, a integração desses partidos no governo”, disse.

Donato defendeu as alianças como uma ferramenta necessária para ganhar uma eleição. “Hoje nós estamos com o maior tempo de TV, que é estratégico para a campanha, ainda mais de um candidato que nunca disputou uma eleição, que é pouco conhecido e precisa se expor.”

A aliança com o PP, anunciada na segunda-feira (18), fez com que a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) desistisse da candidatura à vice de Haddad.

O apoio do PP foi selado em evento na casa de Maluf. Na ocasião, Lula, Maluf e Haddad posaram para foto no jardim da casa do deputado. O ex-presidente não participou de evento com Erundina na última sexta-feira (15), quando ela foi apresentada como vice na chapa. Ontem (19), Erundina anunciou sua saída da campanha. Na reunião em que informou à direção do PSB que decidira apear da chapa de Haddad, Erundina queixou-se de Lula e reclamou do tratamento fraternal dado a Maluf.

A polêmica foto de Lula com Maluf
Veja Álbum de fotos

 

Hoje, em Brasília, Erundina afirmou que o ex-presidente Lula "deve ter percebido o fora que ele deu" ao firmar aliança com o PP, do deputado federal Paulo Maluf, para a disputa da Prefeitura de São Paulo neste ano. "Ele deve ter lido as matérias. Não tem um segredo nisso. O Lula é sensível, tem sensibilidade, por essas alturas deve ter percebido o fora que ele deu", afirmou a deputada nesta quarta-feira (20).

A deputada federal não quis aumentar o tom da crítica ao ex-presidente. “Não posso responsabilizar o presidente pela sua atitude, pela sua posição. Ele deve ter suas razões para agir daquela forma, não quero eu julgar o ex-presidente [Lula], mas o fato em si [a foto com Maluf] contribui para reforçar a minha decisão de não ter condições de participar da campanha, na condição de vice com a presença daquela figura política [Maluf]”, justificou a deputada.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos