Ato com Manuela D'Ávila em Curitiba oficializa apoio do PC do B a Ratinho Jr.; vice de Fruet é petista

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

A deputada federal Manuela D’Ávila (PC do B-RS), pré-candidata à Prefeitura de Porto Alegre, participa de um ato em Curitiba, nesta segunda-feira (18), para oficializar o apoio de seu partido à candidatura do também deputado federal Ratinho Junior (PSC) à prefeitura da capital paranaense. Em troca, o paranaense irá a Porto Alegre, nos próximos dias, em ato análogo.

A oficialização será em um hotel no centro de Curitiba e deverá contar com lideranças estaduais e municipais das duas siglas.

Apesar da aliança, ainda não foi definido o vice de Ratinho Jr., disputa que tem dois nomes do PSC --o do empresário Marcos Domakoski, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná, e do médico geneticista Rui Piloto, da Universidade Federal do Paraná (UFPR)-- e um do PCdoB: o da professora universitária Elza Campos, da União Brasileira de Mulheres do PC do B.

Imagens da corrida eleitoral em Porto Alegre
Veja Álbum de fotos

De acordo com o pré-candidato, o apoio do partido da parlamentar gaúcha é tão importante quanto o atrelamento da imagem dele à dela --considerada uma das musas do Congresso e deputada mais votada na história do RS, com meio milhão de votos.

“Temos muitas coisas em comum, seja pela idade [ambos estarão com 31 anos no dia da eleição] ou pelo ramo de atividade profissional [ela, jornalista; ele, empresário de comunicação e comunicador]. Além disso, mais que pela beleza, a Manuela tem crescido muito na política graças a seus posicionamentos e à disputa de uma eleição tão difícil”, avaliou.

As semelhanças entre Ratinho Jr. e Manuela ainda abrangem o fato de ambos estarem na segunda legislatura seguida na Câmara Federal e disputarem a prefeitura de capitais da região Sul nas quais os atuais prefeitos --José Fortunatti (PDT), em Porto alegre, e Luciano Ducci (PSB), em Curitiba-- são candidatos á reeleição. “Vamos ambos enfrentar oligarquias e velhos caciques da política nacional e em nossos Estados”, completou o pré-candidato.

A convenção do PC do B em Porto Alegre está marcada para o próximo dia 23. Já a do PSC em Curitiba acontece no dia 30, data-limite imposta pela Justiça Eleitoral às convenções partidárias.

Petista será vice de Fruet (PDT)

Adversário de Ratinho Jr. na capital paranaense, o ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT) recebeu a indicação do nome da advogada trabalhista Miriam Gonçalves para vice na chapa. Ela é uma das fundadoras do PT no Paraná. A definição aconteceu nesse sábado (16) e recebeu 113 votos de delegados do partido na cidade, contra 100 que votaram na presidente do PT local, Roseli Isidoro.

Segundo a assessoria de Fruet, o pré-candidato --que foi derrotado ao Senado, em 2010, quando era filiado ao PSDB –“já deu os parabéns à vice” indicada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos