João da Costa estuda recorrer à Justiça para ser candidato

Maria Denise Galvani

Do UOL, em São Paulo

Coordenadores de campanha do prefeito do Recife, João da Costa, não decidiram se irão recorrer à Justiça caso a Executiva Nacional do partido não o indique, nesta terça-feira (5), em reunião em São Paulo, como o candidato do PT, na capital de Pernambuco.

Aloizio Camilo, membro da Executiva Estadual do PT em Pernambuco e um dos coordenadores da campanha à reeleição do prefeito de Recife, afirmou que o petista não pretende acionar o Judiciário.

"João da Costa tem 30 anos de militância. Sempre foi um bom soldado."

Outro coordenador, o deputado federal Fernando Ferro, tem outro discurso. ""Não vamos capitular, não descarto nada", afirmou.

Os petistas se reúnem na sede nacional do partido, no Centro de São Paulo, para dar fim ao impasse sobre a candidatura no Recife. João da Costa venceu, dia 20 de maio, prévia interna, mas foi acusado pelo adversário na disputa interna, o deputado licenciado  Maurício Rands, de fraude.

A prévia foi cancelada e uma nova eleição interna foi marcada para o dia 3 deste mês. Rands desistiu --para apoiar o senador Humberto Costa--, a prévia não ocorreu e a decisão final ficou por conta da Executiva Nacional da sigla.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria pressionando o partido para que indique o senador Humberto Costa. A indicação lhe renderia uma aliança do PT com o PSB, em São Paulo, e alavancaria candidatura de Fernando Haddad. 

O nome de Humberto Costa já teria o aval de Lula e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que é presidente nacional do PSB.

UOL Cursos Online

Todos os cursos