Insatisfeita com aliados em Fortaleza, Luizianne Lins se encontra com Lula em São Paulo

Aiuri Rebello

Do UOL, em São Paulo

Insatisfeita com a indefinição do PSB sobre o apoio ao PT na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2012, a prefeita da capital do Ceará, Luizianne Lins, encontrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo, nesta terça-feira (29), para pedir a ajuda do ex-presidente na formação da coligação para a disputa de outubro.

No final da tarde, a Executiva do PT em Fortaleza divulgou resolução, em que afirma a disposição em manter a aliança com o PSB, do governador Cid Gomes, e com os outros partidos que apoiaram a eleição de Luizianne.

Na resolução, o PT também afirma que definirá neste domingo (3) quem será o canditato à prefeitura pela sigla.

O partido promove uma disputa interna pela candidatura, mas sem a disputa de prévias, como ocorre no Recife.

Quatro pré-candidatos ainda estão no páreo. O atual secretário de Cidades do Ceará, Camilo Santana (PT), é o nome preferido pelo governador, mas é pouco conhecido da militância petista. Já Luizianne tenta emplacar uma pessoa de seu grupo mais direto, o atual secretário da Educação do município, Elmano Freitas, que nunca disputou uma eleição.

Os outros dois nomes que ainda estão na disputa são o deputado federal Artur  Bruno e o vereador Guilherme Sampaio.

"Estamos trabalhando para chegar no domingo (3) com apenas um nome para ser ratificado pelos delegados. Estamos costurando a confirmação de apenas um dos quatro nomes que estão na disputa", disse Raimundo Angelo, presidente do PT em Fortaleza. "A ideia é que não haja disputa para não haver fragmentação interna", afirmou.

Caso não haja acordo até domingo, 300 delegados do PT em Fortaleza decidirão qual nome será o candidato da legenda.

Desgaste

Na semana passada, foi Cid Gomes quem esteve em São Paulo. Ele se reuniu com Lula também para discutir a sucessão em Fortaleza.

Luizianne havia reclamado da reunião entre os dois, e disse que Gomes deveria ter procurado ela primeiro para discutir a aliança. 

A prefeita de Fortaleza também reclama que tem procurado o governador para fechar a coligação, mas que tem sido evitada por ele.

“Manter aliança não é só falar da boca para fora. Precisa de ação concreta”, disse Luizianne antes da viagem. “Acho que há pessoas trabalhando para desgastar pessoalmente a minha imagem, porque devem ter medo de 2014 (quando haverá a eleição para a sucessão de Cid).”

“O que estiver ao meu alcance para preservar a aliança do PSB com o PT, eu vou fazer. Agora, isso não quer dizer que a gente tenha que aceitar imposições”, afirmou o governador, após a reunião com Lula.

Em caso de rompimento, lideranças do PSB no Ceará já falam em candidatura própria.

O presidente do PT em Fortaleza disse que, além do PSB, falta a confirmação do apoio do PMDB e do PCdoB à candidatura petista. Já foi fechado o apoio de PV, PTN, PSC, PTdoB, PTC.

"As negociações e conversas com o PT continuam, ainda não chegamos a nenhuma decisão", afirmou o presidente do PSB em Fortaleza, Karlos Kardozo. "Mais do que nomes para as candidaturas, queremos discutir que tipo de aliança e participação efetiva teríamos em uma nova coligação com o PT", afirmou Kardozo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos