PT adia definição de candidato em Fortaleza para evitar afastamento de aliados

Felipe Amorim

Do UOL, em São Paulo

A executiva municipal do PT em Fortaleza decidiu, no final da tarde desta quarta-feira (9), adiar para junho a escolha do pré-candidato do partido à sucessão da petista Luizianne Lins. O PT tenta ganhar tempo para fechar um acordo com o PSB, partido do governador do Estado, Cid Gomes. Há ainda a intenção de garantir a presença do PMDB na chapa.

Segundo o presidente do diretório municipal do PT em Fortaleza, Raimundo Ângelo, a intenção é “ampliar o prazo para que o partido converse com os partidos que hoje compõem a base aliada”. Raimundo também admite a possiblidade de a escolha do candidato petista não ser submetida aos delegados, mas à direção do partido.

O encontro para definir o candidato da candidato do partido estava marcado para o próximo dia 20 e foi reagendado para 3 de junho. No último domingo (6), o pré-candidato Elmano de Freitas, secretário municipal da Educação, conseguiu o apoio de 214 dos 300 delegados com direito a voto no encontro municipal e se credenciou como nome forte para a disputa interna no partido.

Maior capital governada pelo PT no país, Fortaleza pode ver a base da prefeita Luizianne Lins (PT) sair dividida nas eleições de outubro. O PC do B, que entregou os cargos na prefeitura depois de sete anos na base, lançou o senador Inácio Arruda como pré-candidato e descarta abrir mão da cabeça de chapa para se coligar ao PT.

“Achamos legítimo apresentarmos candidato. Mas enquanto PT, PSB e PMDB não se definirem, você não consegue fechar o arco de aliança dos candidatos”, afirma o presidente estadual do PC do B no Ceará, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas.

No PSB, apesar de o governador Cid Gomes, presidente estadual da legenda, ter defendido publicamente a aliança com o PT, correntes do partido defendem a candidatura própria e negociam uma eventual chapa com o PC do B. “Achamos legitimo lançar uma candidatura do PSB, no sentido de oferecer para Fortaleza o debate sobre as politicas públicas e sobre o que pensa o PSB sobre essas políticas”, afirma o presidente do diretório municipal do PSB em Fortaleza, Karlo Kardoso.

Apesar das queixas de que o PSB esteve “alijado das decisões” na prefeitura, Kardoso afirma que a “aliança é fundamental”, sobretudo num eventual segundo turno, no qual, tanto PSB quanto PC do B, dão como certa a aliança com o PT.

Durante reunião com lideranças do partido, no dia 23 de abril, o governador teria dito que defende a aliança com o PT, mas que apoiaria a decisão do partido, segundo conta a deputada estadual Eliane Novais (PSB), a primeira a lançar sua pré-candidatura no PSB. O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Roberto Cláudio (PSB), e o secretário especial da Copa no Ceará, Ferrucio Feitosa, são também nomes apontados pelo partido como possíveis candidatos.

“Esse desejo de ter uma candidatura própria dos partidos da base na verdade é uma questão de sobrevivência política partidária. Se deixar a hegemonia do PT, os outros partidos se acabam”, afirma o deputado estadual e também pré-candidato Heitor Ferrer (PDT), que faz oposição à prefeita Luizianne Lins (PT), mas é da base do governador Cid Gomes (PSB). “Quanto mais fragmentada for a campanha, mais opções tem a sociedade, e enfraquece o executivo, que tem em sua larga base vários partidos”, diz o deputado.

UOL Cursos Online

Todos os cursos