03/10/2010 - 23h02

Presidente do TSE comemora rapidez nas apurações das eleições

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

Em menos de cinco horas, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já apurou 98% das urnas eletrônicas em todo país. O fato foi comemorado pelo presidente do TSE, Ricardo Lewandowiski.

“Em quatro horas depois de iniciados as apurações, já temos um quadro geral das eleições. O resultado provável só foi possível graças à organização da Justiça Eleitoral, da tecnologia pioneira empregada e do trabalho anônimo de quase 2 milhões de mesários”, disse Lewandowiski, citando também os juízes e servidores de todos tribunais regionais eleitorais do país.

Lewandowiski minimizou as ocorrências de crime eleitoral e avaliou que as votações no país ocorreram de “forma tranquila”. Foram 300 ocorrências de crime eleitorais entre candidatos, dos quais 49 foram presos em flagrante. Entre os eleitores, foram registradas 1.664 ações criminais, sendo que 598 terminaram em prisão por crimes como boca de urna e divulgação irregular de propaganda eleitoral.

Devido ao fato de se fazer o cálculo do coeficiente eleitoral, os resultados de deputados estaduais, distritais e federais devem ser fechados próximos da meia-noite, previu o ministro.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host