03/10/2010 - 22h46

Após divulgação do segundo turno, Marina afirma que PV fará plenária para definir apoio

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Veja discurso de Marina Silva

Em uma entrevista coletiva após a divulgação do resultado da disputa presidencial, que levou a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra para o segundo turno, a candidata Marina Silva (PV) não definiu quem vai apoiar e disse que haverá uma plenária para discutir a questão.

"Que façamos uma plenária para avaliar o nosso posicionamento. Queremos que esse processo faça jus ao que eu disse o tempo todo: o voto não é da Marina, não é do Serra, não é da Dilma, o voto (...) é do eleitor", disse.

"Foi acertado não termos ido para o vale-tudo eleitoral. Foi acertado nos dispormos a perder ganhando, estamos ganhando. Não tem perda, só ganho, porque se não fomos para o segundo turno, nós estamos em primeiro lugar no turno de uma nova política", afirmou, aos aplausos de correlegionários e ao lado de seu vice, Guilherme Leal.

Com quase 100% das urnas apuradas, Dilma alcançou 46,77% dos votos válidos e Serra, 32,68%. Marina ficou com 19,41%, percentual acima do que indicavam as últimas pesquisas eleitorais.

Por mais que importe o apoio da terceira colocada, Marina Silva (PV), o que estará em jogo no segundo turno é a capacidade de transferência de votos lulistas para a segunda votação presidencial, em 31 de outubro. Nas pesquisas, Dilma aparece à frente de Serra. Mas nas últimas duas semanas de campanha, a petista caiu nas preferências por conta de escândalos na Casa Civil, que podem afetá-la no noticiário até o fim deste mês.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host