20/08/2010 - 22h45

Dilma critica Serra e Lula chama pedágios paulistas de "roubo"

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em Osasco (SP)

No início de uma turnê por São Paulo, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, mirou nesta sexta-feira (20) as gestões tucanas no Estado para acertar seu adversário, José Serra (PSDB), e o líder nas pesquisas para o Palácio dos Bandeirantes, o tucano Geraldo Alckmin.

Em seguida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de "roubo" o preço dos pedágios paulistas. A petista começou em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, uma viagem que incluirá Mauá, neste sábado (21), e uma panfletagem na porta de uma fábrica em São Bernardo do Campo, na madrugada de segunda-feira (23).

"O povo não é bobo. O povo sabe quem faz e quem apenas promete em época de eleição", disse Dilma. "O partido do vice do meu adversário [o DEM] entrou no Supremo Tribunal para que decretassem o Prouni ilegal. Será que eles podem olhar olho no olho do jovem que quer seu diploma? Não pode, não", afirmou.

Em seu discurso, Lula chamou os oposicionistas de "arrogantes" e os acusou de terem "falta de humildade". Ao falar sobre as estradas de São Paulo, o presidente afirmou: "isso não é pedágio, isso é roubo".

Lula se esforçou para impulsionar a candidatura de Aloizio Mercadante (PT) ao governo paulista. Segundo o último levantamento Datafolha, Alckmin deve vencer já no primeiro turno, com 54% das intenções de voto, ante 16% do petista. "Essa turma que está aí está governando São Paulo desde 1982. Alguns mudaram de partido, mas a matriz é a mesma", afirmou.

O presidente afirmou que a campanha de Dilma em São Paulo será prioridade do PT. O outro Estado onde haverá campanha concentrada, segundo membros do partido, é Minas Gerais, Estado de outra das principais lideranças tucanas, o candidato ao Senado Aécio Neves.

Lula exaltou o deputado João Paulo Cunha (PT), envolvido no escândalo do mensalão em 2005, "por tudo aquilo que ele sofreu nesse período". A cidade de Osasco é reduto eleitoral do parlamentar.

Alinhamento de Temer
Pela primeira vez desde o início da corrida eleitoral, o candidato a vice de Dilma, Michel Temer (PMDB), fez um discurso enfático para se alinhar à campanha. Elogiou a luta da petista contra a ditadura e disse que está ao lado de Lula depois de convencido de que seu governo "era importante para o Brasil".

"A Dilma trabalhou para que nós tivéssemos democracia política no país. Estamos aqui e a Dilma lutou por isso", afirmou o normalmente moderado pemedebista. "Faltava democracia na mesa. Quem fez a democracia do pão sobre a mesa foi o Lula", disse.

O mais otimista dos discursos foi feito pelo prefeito de Osasco, Emídio de Souza (PT), que já falou em vitória no primeiro turno. "Vamos acabar com isso logo", disse. Logo atrás dele, o vereador paulistano Carlos Apolinário (DEM), discretamente concordava com a cabeça.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host