20/08/2010 - 23h16

Em comício, Lula distribui broncas a aliados e dá aula eleitoral

Mauricio Savarese
Do UOL Eleições
Em Osasco (SP)

Depois de discursos de aliados em um comício na Grande São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu a paciência. Diante de um discurso moderado de Aloizio Mercadante (PT) e de um comentário do prefeito de Osasco, Emídio de Souza, ele se viu obrigado, nesta sexta-feira (21) a ensinar um pouco do que aprendeu em cinco campanhas eleitorais para o Palácio do Planalto.

Quando o candidato do PT ao governo de São Paulo falou em chegar ao segundo turno para vencer o favorito Geraldo Alckmin (PSDB), o presidente olhou para baixo e balançou a cabeça discretamente. Ao assumir o microfone, disparou: "é inadimissível que a campanha em São Paulo comece pensando no segundo turno. Temos que pensar no primeiro turno. É importante que a gente pare de pensar nessa bobagem que o outro já está lá e que a gente vai brigar para chegar".

Em seguida, deu aula sobre os programas de televisão e rádio, da forma como estão sendo feitos para a presidenciável Dilma Rousseff (PT). "Mercadante, bote alma no seu programa de rádio e televisão. Não é só apelar para a razão. É preciso emoção".

Para demonstrar a eficiência do discurso, o presidente ridicularizou a "dancinha mal-feita" do candidato ao governo enquanto ouvia seu jingle. "Precisa botar este homem para dançar. Leva ele para o Palácio do Alvorada que eu ensino para ele", brincou Lula enquanto um público de cerca de 10 mil pessoas ria.

Lula também teve tempo para criticar o coordenador da campanha de Mercadante ao governo, o prefeito Emídio. Depois de Emídio dizer que trabalha até as 17h00 e depois faz campanha, o presidente decretou: "precisa deixar o vice cuidando um pouco da cidade e ir conversar com os prefeitos, viajar", afirmou Lula.

Por fim, aconselhou Dilma sobre a possibilidade de ser eleita. "Você vai ter muita gente te cercando, muito puxa-saco. Quando você tiver uma dúvida, não pense em mim. Pense nessa gente", disse.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host