23/07/2010 - 07h00

Atrás de votos, "Lulas" candidatos exploram imagem do presidente

Cintia Baio
Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Presidente Lula ''divide'' apelido com sósia e candidato baiano a deputado

  • Sósia do presidente e candidato a deputado federal, Lula fotografa ao lado de candidata Marta Suplicy

Em busca de um cargo nas eleições de 2010, os candidatos brasileiros se desdobram para conseguir atrair a atenção do eleitor. Além de nomes bem incomuns —como Pirulito do Amor ou Charuto Já— alguns candidatos optam por apelidos que podem os associar a figuras já conhecidas, como a de Lula, presidente da República.

O sistema de cadastro do TSE aponta que três candidatos usarão apenas "Lula" para serem identificados na urna eletrônica. Dois deles também são petistas, como o presidente, e um é do PTN.

Em São Paulo, um dos "Lulas"  não só tem o nome e o apelido do presidente, mas é fisicamente parecido com ele. O sósia - e homônimo - Luiz da Silva aproveita a popularidade do chefe de Estado brasileiro para tentar emplacar sua candidatura a deputado federal. “Não venci nenhuma das duas eleições em que concorri a vereador [em São Paulo e Peruíbe], mas o Lula não era presidente e nem era tão popular. Agora a história é outra".

A barba, resultado da “preguiça de se arrumar na época em que era coveiro em um cemitério de São Paulo”  fez com que o Lula de São Paulo fosse cada vez mais confundido com o “original”. Segundo o candidato, o próprio presidente se espantou na primeira vez em que se encontraram. “O Lula me disse que nunca tinha visto alguém tão parecido com ele e, ainda, com o mesmo nome”, lembra o paulista.

No horário eleitoral, o candidato terá 10 segundos na TV para expor seus planos de governo e ainda faz mistério sobre como o usará. “O que você falaria nesse tempo? Quase nada. Vou usar frases para as pessoas me associarem ao Lula, como 'o homem precisa descansar, deixa o outro trabalhar'".

Lula baiano

Além do paulista Luiz da Silva, outros dois candidatos concorrem a uma vaga nas eleições de 2010 usando o nome “Lula” na urna. O vereador Luis Maciel (ou Lula Maciel) da cidade baiana de Lauro de Freitas é um deles. O político explica que a origem do apelido é antiga e nada tem a ver com o presidente: “Assim como todo Francisco vira Chico, todo Luiz vira Lula no Nordeste. Desde pequeno tenho esse apelido”.

  • Vereador de município baiano aposta só no nome Lula para ganhar votos; mas não abandona sobrenome

No entanto, o baiano assume que usar o nome Lula na urna ajuda. “Quando me candidatei pela primeira vez, em 1996, usei os nomes ‘Luis do Pedrão [nome do pai], Luis Maciel e Lula’. O último foi o mais lembrado pelas pessoas”. Nas próximas três eleições em que participou (2000, 2004 e 2008) não teve dúvidas e apostou só em Lula. Foi eleito em 2004 para vereador e reeleito em 2008.

Aos 40 anos, 25 a menos que o líder brasileiro, o "Lula da Bahia", que também é petista, tenta este ano uma vaga de deputado estadual. É a segunda vez que o candidato concorre a uma vaga na Câmara. A primeira foi em 2006, também pelo PT, mas não venceu.

Atualmente, um ponto em comum entre os dois Lulas, é o apoio a candidata Dilma Rousseff para a Presidência da República. No site de Lula Maciel, a chapa petista é mostrada como única opção para o país e para o Estado baiano: "O Brasil e a Bahia não podem parar. Não há espaço para retrocessos nem político nem administrativos. Daí só restam uma opção para o Brasil —Dilma— e uma opção para a Bahia — (Jaques) Wagner". A única diferença é que o candidato baiano ainda não levou advertências pela propaganda eleitoral.  

No Pará, o bancário Angelo da Silva Pereira também optou pelo apelido de Lula na disputa por uma vaga a deputado estadual. Aos 36 anos, é a segunda vez que o candidato busca um cargo político. Em 2006, Angelo concorria pelo PHS.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host