07/07/2010 - 14h11

Em SP, Dilma critica PSDB e diz que quer ser a primeira presidente mulher do Brasil

Diego Salmen
Do UOL Eleições
EM São Paulo

No segundo dia de campanha eleitoral, a candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT), comparou a gestão Lula com o governo FHC e disse que os tucanos tiveram a chance de fazer mais pelo Brasil e não fizeram.

"Eles dizem que podem fazer mais. Como? Quando eles estiveram no governo e puderam fazer mais, fizeram menos. (...) Aqui [em São Paulo] os programas de transferência de renda diminuíram. No Brasil, não", disse a candidata durante o comício realizado na Praça da Sé, no Centro de São Paulo.

A caminhada começou com uma hora de atraso. Antes, alguns militantes petistas usaram o carro de som para criticar o atual prefeito Gilberto Kassab, quase na frente do prédio da prefeitura, dizendo frases como "Kassab destruiu os sonhos de São Paulo". Dilma só apareceu no final da caminhada, bem próximo à Praça da Sé, e houve um breve tumulto devido à aglomeração ao redor da candidata.

Ao lado dos colegas de partido Aloizio Mercadante (candidato ao governo do Estado), Marta Suplicy (candidata ao Senado), Edinho Silva (presidente do PT-SP) e do vice Michel Temer (PMDB), Dilma reforçou que o Brasil precisa eleger um governo que governe para todos, frase que vem se tornando comum em seus discursos.

"Um governo que governa para só um terço da população não é digno desse nome", disse Dilma. "Nós governamos para todos".

A candidata petista também destacou o crescimento do emprego no país na era Lula. "É preciso ver como o Brasil mudou (...) em 2002 o Brasil não tinha emprego, andava de cabeça baixa", disse, e reafirmou o desejo de ser a primeira mulher eleita presidente do País.

"Eu estou aqui hoje para dizer que eu quero ser presidente do Brasil, a primeira mulher presidente do Brasil".

Reforçando o discurso de Dilma, Temer disse que “pela primeira vez, uma mulher competente e que prestou serviço ao Brasil vai ser presidente”.

O candidato ao Senado Netinho de Paula (PC do B), o ex-delegado da Policia Federal Protógenes Queiroz, candidato a deputado federal pelo PC do B, Geddel Vieira Lima, candidato ao governo da Bahia pelo PMDB, Agnaldo Timóteo, candidato a deputado pelo PR, e a cantora Lecy Brandão também participaram do evento.

Segundo a organização do evento, mais de 4 mil pessoas acompanharam a caminhada, que sai da Praça do Patriarca com destino à Praça da Sé, local do comício.

Na parte da tarde, Dilma visita a sede da UNAS (União de Núcleos Associações e Sociedades de Moradores) e o Instituto Baccarelli, ambos em Heliópolis.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host