30/06/2010 - 07h00

DEM tenta resolver impasses estaduais com o PSDB

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Na última semana para o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e na data limite para o encerramento das convenções partidárias, o DEM realiza a sua convenção onde pretende resolver o impasse na escolha do vice do candidato à Presidência, José Serra (PSDB), e cobrar um acordo nos Estados onde há mais dificuldades nas negociações entre os dois partidos, como Sergipe, Pará e Minas Gerais.

Em Goiás a situação é diferente. É o PSDB que espera a decisão do DEM. O partido está estudando bem qual nome apoiar para o Governo do Estado. As opções são Marconi Perillo (PSDB), Íris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PR).

Segundo o presidente do DEM-GO, Ronaldo Caiado, a decisão do partido no Estado não precisa seguir a aliança nacional, pois essa “não é uma decisão automática”.

No Pará, DEM quer garantir vaga no Senado

No Pará, o DEM quer que o senador Flexa Ribeiro (PSDB) abra mão de sua reeleição ao Senado em favor de Valéria Pires Franco, ex-vice-governadora do Estado em aliança com os tucanos em 2002. Ela chegou a ser cogitada para ser vice de Serra e conta com o apoio do candidato à reeleição ao Governo do Pará, Simão Jatene (PSDB).

Valéria quer ser a única candidata ao Senado na chapa do tucano, pois só assim, avalia o DEM, ela terá chances de se eleger. Duas vagas estão disponíveis, e o DEM dá como certa a eleição do deputado Jader Barbalho (PMDB) para uma das vagas.

DEM quer tucanos ao lado de candidato ao Governo de Sergipe

Em Sergipe, o DEM espera que o deputado Albano Franco (PSDB), candidato ao Senado, se alie a João Alves (DEM), que disputará o governo do Estado.

O tucano não quer se coligar ao partido, preferindo fazer uma aliança com o petista Marcelo Déda, que concorrerá à reeleição para governador. Sem o apoio do PSDB e de Serra, Alves cogita apoiar a candidata do PV à Presidência, Marina Silva.

Em Minas Gerais, disputa é pela vaga de vice

Como aconteceu no plano nacional, o DEM espera ganhar a vaga de vice na chapa de Antonio Anastasia (PSDB), candidato à reeleição para o Governo do Estado. Mas nesse caso, nenhum pré-acordou havia sido feito.

Para conseguir o cargo, o DEM terá que desbancar os nomes do presidente da ALMG e deputado Alberto Pinto Coelho (PP), do embaixador Tilden Santiago (PSB), do deputado e cartola do Cruzeiro, Zezé Perrela (PDT). No DEM, as indicações mais prováveis seriam dos deputados Marcos Montes e Carlos Melles, presidente do DEM-MG. Melles reivindica a vaga, mas afirma que manterá o apoio à candidatura de Anastasia e também a Serra independente da decisão.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host