03/09/2010 - 18h46

Candidato ao Senado, Quércia admite câncer para "evitar boatos"

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Candidato ao Senado pelo PMDB, o ex-governador Orestes Quércia divulgou nesta sexta-feira (3) em seu blog que teve "uma pequena reincidência" de um câncer na próstata detectado anos atrás e, internado no hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, afirmou estar em início de tratamento.

O peemedebista atribuiu a internação a um mal estar causado pelo ritmo de campanha "desgastante". O problema foi detectado pouco depois. "Como não me senti muito bem resolvi antecipar a realização de exames de rotina que faço periodicamente há mais de dez anos devido a um câncer de próstata que tive, fato de conhecimento público", diz o texto no blog.

"A princípio achei que meu mal estar era reflexo da cirurgia que fiz na coluna no começo do ano e admito que não tomei os cuidados adequados, mas meus exames indicaram uma pequena reincidência do problema na próstata e o diagnóstico precoce já deu início ao tratamento, apresentando melhora significativa, o que me deixou bastante animado", afirmou o candidato.

O candidato afirmou que esclareceu o assunto "para não ficar alimentando boatos". "Muito em breve já estarei recuperado. A campanha continua firme", disse ele, que, segundo a mais recente pesquisa do instituto Datafolha, está empatado na vice-líderança das pesquisas com Netinho de Paula (PCdoB). Os Estados elegerão dois senadores em outubro.

O hospital confirmou que o tratamento já foi iniciado. “O paciente está clinicamente bem, disposto, alimenta-se normalmente e deverá receber alta hospitalar nos próximos dias”, diz o boletim. A equipe médica que o acompanha Quércia é coordenada pelos médicos Raul Cutait, João Toniolo, Fernando Maluf e Álvaro Sarkis.

Quércia foi internado na quarta-feira para exames médicos. O presidente do PMDB paulista passou por uma cirurgia de hérnia de disco no começo do ano.

Tuma também está internado
Romeu Tuma (PTB-SP), senador e candidato à reeleição, está internado no mesmo hospital. Ele foi internado para cuidar de uma afonia (rouquidão) e, de acordo com a assessoria do Sírio-Libanês, ele aproveitou para realizar uma bateria de exames que já estava pré-agendada. Não há previsão de alta. A equipe médica que acompanha o paciente é coordenada por Rogério Tuma, filho do senador.

Alencar e Heráclito recebem alta
O vice-presidente da República, José de Alencar, e o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) receberam alta nessa quinta-feira (2). Alencar foi internado na segunda-feira (30) para tratar, com uso de antibióticos, um quadro infeccioso. Após ter melhorado, o vice-presidente deu prosseguimento às sessões de quimioterapia a que vêm sendo submetido nos últimos meses.

Fortes também recebeu alta do hospital nesta segunda, após tratar uma infecção na perna.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host