03/08/2010 - 15h09

STJ libera candidatura de tesoureiro de Dilma Rousseff para a Câmara federal

Do UOL Eleições
Em São Paulo

José de Filippi Júnior (PT-SP), tesoureiro da campanha da candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT), conseguiu manter a sua candidatura a deputado federal depois de ter seu registro impugnado, nesta segunda-feira (2), pela PRE-SP (Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo).

No final do dia, o STJ (Supremo Tribunal de Justiça) suspendeu a condenação por improbidade administrativa do Fillipe, quando este era ex-prefeito de Diadema (SP). A decisão foi tomada pelo ministro Hamilton Carvalhido, que também afastou a inelegibilidade do candidato, com base na Lei Ficha Limpa, até o julgamento, no STJ, do recurso contra a condenação.

A PRE-SP havia pedido a impugnação de Filippi na tarde de ontem, com base em uma condenação do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), segundo a qual Fillipi contratou sem licitação o escritório de Luiz Eduardo Greenhalgh para trabalhar com a Prefeitura de Diadema, na época em que era prefeito do município. O valor do contrato se aproxima de R$ 2,1 milhões.

De acordo com a condenação, o ex-prefeito seria obrigado a devolver o valor à prefeitura e teria seus direitos políticos suspensos.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host