28/07/2010 - 13h00

São Paulo precisa de um banco estatal, diz Mercadante em sabatina

Carlos Bencke
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira (28) que o Estado precisa de um banco estatal para fomentar crescimento e criticou o PSDB pela venda do Banespa e da Nossa Caixa. “Eles venderam o Banespa e no auge da crise quando a gente estava acionando os bancos públicos, eles venderam a nossa caixa”, afirmou.

 

Em sabatina promovida pelo portal UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo, Mercadante disse que a crise econômica mundial mostrou a importância dos bancos públicos contra os humores do mercado. No entanto, o candidato não soube dizer qual a natureza exata da instituição que deveria ser criada. “Não sei se deve ser um banco comercial, acho que deve ser um banco de desenvolvimento”, disse, referindo-se à criação de uma instituição financeira nos moldes do BNDES.

Mercadante foi sabatinado pelos jornalistas Irineu Machado, editor-executivo do UOL Notícias, Fernando Canzian, repórter especial da Folha, Mônica Bergamo, colunista da Folha e Denise Chiarato, editora de Cotidiano do jornal.

 

Confira a íntegra da sabatina com Aloizio Mercadante

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host