06/10/2010 - 17h06

RO: PT vai definir apoio no Estado nesta quinta; decisão de Expedito divide PSDB

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Depois de conversar com ambos as campanhas dos dois candidatos que disputarão o segundo turno do governo de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB) e João Cahulla (PPS), o candidato do PT, Eduardo Valverde, que terminou a disputa em terceiro lugar, e o partido vão definir nesta quinta-feira (7), em Porto Velho, o posicionamento para o segundo turno.

Pela manhã, Valverde e lideranças se reúnem com a militância e filiados ao PT para definir se o apoio da legenda irá para o peemedebista ou para Cahulla. Valverde, que terminou a eleição em terceiro lugar, com 120 mil votos, acredita que os votos recebidos podem fazer a diferença no segundo turno.

Nesta terça-feira, Expedito Júnior (PSDB), que também disputou a eleição para governador, anunciou seu apoio a Confúcio Moura.

“É preciso saber perder com honradez e ganhar com humildade. Agora peço seu apoio à candidatura do Confúcio Moura, porque entendo ser este, a melhor opção para bem governar nosso Estado”, postou ele em seu blog, depois de anunciar o apoio a Moura em uma entrevista coletiva.

Segundo Expedito, a posição foi acordada por todas as lideranças da sua base política e os coordenadores, no sentido apoiar Confúcio Moura. “Estarei caindo em campo a partir de hoje mesmo, pedindo votos para o 15. Também a partir de hoje, mais onze prefeitos estão conosco na campanha do 15”, acrescentou.

A decisão de Expedito causou mal-estar na direção estadual do PSDB. Em nota, o presidente regional, Aparício de Carvalho, contrariou a decisão do tucano, afirmando que só receberão apoio do partido aqueles candidatos que oferecerem palanque ao presidenciável José Serra, o que não é o caso de Confúcio Moura.

Confira a nota na íntegra:

O Diretório Regional do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB – em Rondônia comunica a todos seus militantes, filiados ou não, que em reunião realizada na sede regional do Partido, em Porto Velho, no dia 05 do corrente mês, ficou deliberado que a agremiação, no 2º turno das eleições em curso, terá palanque independente aos das candidaturas postas ao governo do Estado, se estas não declinarem apoio explícito ao candidato José Serra para Presidente da República.

Deliberou-se ainda que os filiados, sobretudo aqueles detentores de mandatos eletivos ou recém-eleitos, estão impedidos de manifestar-se em eventos que promovam a candidatura concorrente à Presidência da República, sob pena de expulsão da Legenda, na forma do Estatuto, ressalvado se em suas falas externarem pedido de votos ao candidato José Serra.

Porto Velho, Estado de Rondônia, 06 de outubro de 2010.

APARÍCIO DE CARVALHO
Presidente Regional do PSDB

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host