11/09/2010 - 17h19

No Rio, família Picciani lidera ranking de políticos "rua-suja"

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Com 544 placas irregulares retiradas pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), os candidatos Jorge, Leonardo e Rafael Picciani, todos do PMDB do Rio, lideram o ranking dos políticos que poluem as ruas do município do Rio.

Candidato ao Senado, Jorge Picciani, teve 220 placas retiradas, contra 163 recolhidas do candidato a deputado federal, Leonardo Picciani, e outras 161 do candidato a deputado estadual Rafael Picciani.

Na sequência, com mais materiais de campanha apreendidos aparecem o deputado estadual Domingos Brazão, candidato à reeleição pelo PMDB, com 155 artefatos; deputado Pedro Paulo, do PMDB, com 142; Rodrigo Bethlem, candidato a deputado federal pelo PMDB, com 135; o governador Sérgio Cabral (PMDB) com 128; Chiquinho da Mangueira (PMDB) com 117; o candidato a deputado federal Carlos Alberto Lopes (PMN) com 101; Dionísio Lins, deputado estadual e candidato à reeleição pelo PP, com 72, e Pedro Fernandes, candidato a deputado estadual pelo PTC, com 56.

Os números correspondem às apreensões realizadas pela Coordenadoria da Fiscalização da Propaganda Eleitoral do município do Rio de Janeiro de 23 de fevereiro a 2 de agosto.

No mês de junho, juízes do TRE-RJ realizaram reuniões com representantes dos diretórios regionais dos partidos políticos para tentar reduzir a poluição eleitoral nas ruas do Estado do Rio de Janeiro e editar uma medida impedindo o uso de placas móveis em vias públicas, mas o PMDB e o PT rejeitaram a proposta.

Na reforma política aprovada em 2009, a legislação passou a permitir essas placas entre 6h e 22h, inclusive sem a presença de um cabo eleitoral.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host