UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

15/10/2008 - 18h43

Kassab ganha novo direito de resposta contra Marta

Da Redação
O juiz auxiliar da propaganda da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Claudio Luiz Bueno de Godoy, concedeu nesta quarta-feira (15) o segundo direito de resposta ao candidato Gilberto Kassab (DEM) no horário eleitoral de Marta Suplicy (PT) e proibiu a reexibição de inserções da candidata consideradas ofensivas.

De acordo com a Justiça Eleitoral, Kassab terá direito a 1 minuto de resposta para cada inserção veiculada pelas emissoras de rádio nos dias 12 e 13 e pelas emissoras de televisão no dia 12. Cabe recurso ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo.

Nas inserções questionadas por Kassab e pela Coligação São Paulo no Rumo Certo, a propaganda de Marta Suplicy traz as perguntas "Será por essas companhias que Kassab esconde seu passado? Ou será que ele esconde mais coisas?"

Conforme a sentença, "o resultado [...] da mensagem é a multiplicação de perguntas, dúvidas e incertezas, todas, porém, com um traço comum característico: algo obscuro, escuso mesmo, que, talvez, o candidato esconda. Eis o caráter ofensivo e a justificativa para o direito de resposta".

O juiz entendeu que a publicidade veiculada, ao criar dúvidas sobre o passado de Kassab, maltrata o espírito da propaganda eleitoral, pois não esclarece e não contribui para o voto consciente.

A legislação proíbe que a propaganda eleitoral contenha expressões caluniosas, difamatórias, injuriosas ou sabidamente inverídicas de candidatos ou coligação, sob pena de conceder ao ofendido direito de resposta.

Veja mais notícias de eleições na cidade de São Paulo - SP

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host