UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

10/10/2008 - 12h17

Em visita ao Grajaú, Kassab evita responder críticas dos ministros de Lula e nega ser da direita conservadora

Daniela Paixão
Do UOL Notícias
Em São Paulo
Texto atualizado às 13h30
O primeiro compromisso do prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), nesta sexta (10), foi uma vistoria de urbanização Chácara do Conde, no Grajaú. Kassab chegou por volta das 10h30 e ficou quase uma hora no local, percorrendo ruas, vistoriando as obras e conversando com os eleitores.

Ao contrário de ontem (9), em que o prefeito foi recebido por cabos eleitorais da adversária Marta Suplicy (PT), a visita de hoje foi tranqüila. No entanto, as principais questões dos jornalistas presentes ao local foram em referência às críticas que os ministros do governo Lula fizeram a Kassab, em evento de apoio à candidatura de Marta na quinta (9), em São Paulo. Os ministros associaram o prefeito à "elite", ao "conservadorismo" e até o compararam a um "síndico".

Kassab negou que faz parte da direita conservadora, discurso adotado por ministros que desembarcaram em São Paulo para apoiar Marta Suplicy. "Todos sabem que não [faz parte da direita]", e encerrou o assunto.

Kassab também se esquivou de retrucar e reforçou várias vezes que "o importante não é quem está ao lado dela ou ao meu lado. O importante é que as pessoas mostrem as propostas dos candidatos", disse.

Questionado se, a exemplo dos que os ministros criticaram, ele representava forças atrasadas, que estariam até ligadas às questões da ditadura militar, Kassab respondeu: "eu mal tinha nascido", para em seguida repetir que o que importava agora era comparar as propostas. "Evidentemente que a população vai levar em consideração as propostas, as discussões e, principalmente a comparação das gestões", comentou.

Vários moradores do local foram ao encontro do prefeito-candidato. "Era tudo barro, tinha rato e barata aqui. Agora 'tá' quase 100% bom", disse Joana de Lima Silva, 58 anos, dona de casa, e que mora há quatro anos na Chácara Conde. "Se os investimentos continuaram dessa maneira, não teremos mais favelas em São Paulo daqui a 10 anos", disse Kassab, durante a visita.

Já a também dona de casa Neide Maria Rodrigues, 42 anos, que mora há 14 anos no bairro, disse que foi ao evento para pedir médico e creche. "Vim aqui para pedir ao prefeito médico para colocar no posto de saúde. Tem o posto, mas não tem médico. E também vim pedir creche para as crianças", disse.

Caminhada na zona sul

Em seguida, Gilberto Kassab visitou eleitores no bairro Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo. A comitiva do candidato parou em um posto de gasolina na esquina da avenida Santo Amaro com a Rua João Nabuco.

Kassab cumprimentou motoristas que abasteciam o carro. Foi recebido com entusiasmo por moradores e comerciantes da região. Mesmo assim o candidato ficou pouco tempo no local, cerca de dez minutos.

Percorreu apenas uma quadra da rua Joaquim Nabuco. Tomou café em uma padaria e logo foi embora.

Na padaria, alguns clientes não gostaram muito do tumulto que tomou conta do estabelecimento.

A dona de casa Arlete, que não quis passar o seu sobrenome, reclamou: "hora do almoço é hora de fazer campanha, aqui, numa padaria lotada, com esse tanto de gente almoçando?".

Alguns metros depois, Solange Sampaio, (43), auxiliar de serviços gerais, afirmou que no primeiro turno votou em Geraldo Alckmin, (PSDB) mas agora iria transferir o voto dela para Kassab.

"Eu vou votar nele porque não tenho outra opção. Só espero que ele faça mais pela saúde. A saúde tem que melhorar muito ainda!", disse a mulher.

Veja mais notícias de eleições na cidade de São Paulo - SP

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Texto atualizado às 13h30 O primeiro compromisso do prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), nesta sexta (10), foi uma vistoria de%>