UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

06/10/2008 - 14h29

Já em campanha no 2º turno, Marta vai a reduto, critica Kassab e promete banda larga

Rodrigo Bertolotto
Do UOL Notícias
Em São Paulo
A candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, começou sua campanha no segundo turno com visita a Cidade Tiradentes, bairro onde obteve sua maior votação na zona leste (62% dos votos válidos, contra 19% de Gilberto Kassab e 12% de Geraldo Alckmin).

Petista usa tática da repetição

    Sob chuva, Marta voltou a criticar o prefeito Kassab (DEM), candidato à reeleição e seu adversário no segundo turno. Ela afirmou que Kassab "pega o dinheiro repassado do governo e coloca no banco em vez de investir em hospital e cursos profissionalizantes para a juventude".

    Com a presença de um grupo de cerca de 150 moradores com guarda-chuvas, Marta foi assediada com pedidos de Internet banda larga dos eleitores.

    E em seu discurso em praça local prometeu o serviço gratuito se for eleita, ganhando aplausos do público. "Não é só transporte, saúde e escola. Para pensar em futuro tem que ter Internet", discursou a candidata (veja vídeo abaixo).

    O termo da era digital se popularizou tanto que uma das eleitoras da petista gritava para as vizinhas da área carente: "Suas traíras. Vocês não votaram na Marta e agora vão ficar sem banda larga."

    A candidata chegou à praça suburbana às 11h30 e logo se postou embaixo de um coreto dali para dar entrevista para as TVs. A população cercava a área reclamando da distância com a petista.

    A divisão dos votos

    Kassab se sai bem em alguns redutos petistas; Marta seria eleita no 1º turno por 8 zonas

    "Deixa a Marta respirar", gritou um rapaz, brincando com o slogan dela. "A gente enfrenta a chuva para votar e para ver a Marta e aparece esse monte de repórter para atrapalhar. Ela veio falar com o povo, não com vocês", reclamou uma senhora, enquanto a candidata atendia aos pedidos de entrevista dos programas globais SP TV e Jornal Nacional.

    No meio da algazarra, um eleitor mais engraçadinho soltou: "Sem contar piada de loira prá Marta." Mas a brincadeira preferida era errar o nome do candidato do DEM, chamando-o de "kisuco", "caçapa" ou "casaque".

    Proposta virtual em Cidade Tiradentes

      Diante dos flashes e microfones, Marta mostrou que está com o script decorado para enfrentar Kassab no segundo turno. Repetiu quatro vezes em meia-hora de entrevistas que o presidente Lula pediu para que ela vencesse a eleição paulistana.

      E também repisou a idéia de que a gestão atual teve R$ 10 bilhões a mais de orçamento que a sua (2001 e 2004) e que fez menos para a população carente. E ainda lembrou que Kassab foi secretário de Planejamento do governo Celso Pitta, ou "corrupitta", como ela se referiu (confira vídeo acima sobre declarações de Marta Suplicy).

      No ato na extrema zona leste, havia dois carros de som tocando os jingles da petista, o que é permitido pelo calendário montado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) só a partir de 7 de outubro, esta terça-feira.

    • Veja como foi o primeiro dia de campanha de Kassab no 2º turno

    • Veja fotos do 1º dia de campanha de Marta Suplicy
    • Compartilhe:

        ÚLTIMAS NOTÍCIAS

        Mais notícias

        Hospedagem: UOL Host