UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

06/10/2008 - 02h38

Kassab vai bem em áreas que "elegeram" petista em 2004; Marta seria eleita no primeiro turno por 8 zonas eleitorais

Haroldo Ceravolo Sereza
Do UOL Notícias
Em São Paulo
O desempenho eleitoral de Gilberto Kassab (DEM) pode ser explicado por boas votações na grande maioria das zonas eleitorais da cidade. Sem conseguir maioria absoluta dos votos em nenhuma das 57 zonas, Kassab ficou em primeiro ou segundo lugar em todas elas. Marta Suplicy (PT), por sua vez, mostrou enorme força em algumas zonas eleitorais, mas em outras ficou em terceiro lugar, atrás de Kassab e de Geraldo Alckmin (PSDB).

As zonas que manifestaram maior apoio a Kassab foram Jardim Paulista (48%), Indianópolis (47%), Santo Amaro (45%), Santana (45%), Mooca (44%), Pinheiros (44%), Saúde (44%) e Vila Mariana (44%). São algumas das regiões com mais forte voto de classe média e que têm se mostrado bastante resistentes ao PT: em todas elas, Marta conseguiu apenas o terceiro lugar.

Em 2004, Jardim Paulista, Pinheiros, Indianópolis e Vila Mariana foram as zonas que deram as maiores vitórias no segundo turno para José Serra (PSDB, apoiado pelo então PFL, hoje DEM, tendo Kassab com seu vice na chapa) contra Marta.

Marta teria sido eleita já no primeiro turno pelas zonas de Parelheiros (70%), Grajaú (68%), Cidade Tiradentes (62%), Piraporinha (60%), Guaianazes (57%), Perus (55%), Capão Redondo (53%) e São Mateus (53%), algumas das regiões mais pobres da cidade.

Por outro lado, Marta perdeu força em alguns redutos. No final do segundo turno em 2004, quando a cidade estava dividida em 42 zonas eleitorais (como agora são 57, a comparação não é perfeita, porque houve rearranjo de bairros), deram vitória a Marta sobre Serra Cidade Ademar, Brasilândia, Pirituba, Campo Limpo, Itaquera, São Miguel, Capela do Socorro, Sapopemba, Itaim Paulista, Capão Redondo, Piraporinha, São Mateus, Guaianases, Grajaú e Parelheiros.

Se apenas em Sapopemba Kassab venceu Marta (ele teve 34%, ela, 33%), em Pirituba (31% a 32%), Itaquera (32% a 35%), São Miguel (33% a 35%) e Cidade Ademar (32% a 37%) o democrata apresentou um desempenho que o credencia a disputar em boas condições os votos do tucano Alckmin.

Esses resultados do 1º turno provavelmente alimentarão as estratégias e os discursos dos candidatos no segundo turno da eleição, na busca pelos votos de Alckmin: Kassab, candidato à reeleição, deve usar de alguma forma a sua distribuição mais ou menos homogênea para dizer que governou para toda a cidade; Marta terá de conquistar novos votos usando o discurso de que os mais pobres reconhecem que ela governou para eles, mas terá também de conquistar o apoio de zonas de classe média que, neste primeiro turno, puseram Alckmin à sua frente.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host