UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

17/09/2008 - 17h40

Pinheiro defende pesquisa, mas lamenta "sucessão de erros" de institutos

Manuela Martinez
Especial para o UOL
Em Salvador

Depois de o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) dizer que não acredita no Ibope, o deputado federal Walter Pinheiro (PT) também fez ressalvas a pesquisas divulgadas no país em eleições anteriores. Ambos concorrem à Prefeitura de Salvador.


Em palestra no campus Gilberto Gil da FIB (Centro Universitário da Bahia), o petista lamentou o que classificou de "sucessão de erros cometidos pelos institutos de pesquisa no Brasil".


Segundo Walter Pinheiro, os erros remontam a 1982, quando os institutos não identificaram o favoritismo de Leonel Brizola, que venceu as eleições no Rio de Janeiro, e continuaram até 2006, quando Jaques Wagner, contrariando todos os prognósticos, venceu as eleições na Bahia, acabando com uma hegemonia de 16 anos de poder nas mãos do grupo controlado pelo senador Antonio Carlos Magalhães (1927/2007). "Estes erros contribuíram para desconfianças em cada consulta divulgada", disse.


Na última pesquisa Ibope, divulgada esta semana, Walter Pinheiro aparece com 16% das intenções de voto, em empate técnico com Antonio Imbassahy, do PSDB, (18%) e João Henrique Carneiro, do PMDB (com 14%). A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. ACM Neto (DEM) apareceu com 26%, e Hilton Coelho, do PSOL, com 3%.



Veja mais notícias de eleições na cidade de Salvador - BA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Depois de o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) dizer que não acredita no Ibope, o deputado federal Walter Pinheiro (PT) também fez ressalvas a pesqu%>