UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

24/10/2008 - 15h50

Gabeira (PV) reage a ataques e acusa Sérgio Cabral (PMDB) de "deslealdade"

Diana Brito
Especial para o UOL Eleições
Do Rio de Janeiro
O candidato à Prefeitura do Rio pelo PV, Fernando Gabeira, disse que não entendeu os ataques que o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), fez ontem (23), durante a inauguração da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) de Engenho Novo, na zona norte da cidade. Segundo Gabeira, o governador foi "desleal" porque a decisão de impedir a abertura das unidades de saúde, às vésperas das eleições, partiu do MPE (Ministério Público Eleitoral) do Rio e do TRE, Tribunal Regional Eleitoral, e não dele.
"Isso é um equívoco, uma deslealdade. Quem embargou a inauguração foi o TRE e o MPE. Se ele (Sérgio Cabral) fosse leal diria que a decisão não partiu de mim e sim do TRE. Em nenhum momento eu interferi em nada. Apenas digo sempre que as UPAs não resolvem os problemas da saúde sozinhas. No entanto, mesmo com as UPAs não houve redução na demanda de emergência dos hospitais ", disse o candidato verde, que ficou indignado com as acusações de Cabral.

Mesmo com a proibição da Justiça Eleitoral, Sérgio Cabral conseguiu uma liminar e inaugurou, por volta das 16h de ontem, a 20ª UPA do estado, localizada no Engenho Novo, na zona norte do Rio. O documento favorável ao governo estadual foi concedido pelo relator Paulo Troccoli Neto, membro do Pleno do TRE-RJ, Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Na quarta (22), o juiz eleitoral Fábio Uchôa tinha proibido a inauguração de obras de cunho social por parte do estado até domingo (26), dia da eleição. Uchôa entendeu que as inaugurações são exploradas na campanha do candidato a prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB), que é do mesmo partido de Sérgio Cabral.

O governo do Estado, no entanto, recorreu imediatamente da decisão alegando que a finalidade das UPAs é atender ao interesse da população. Apesar da decisão inicial do TRE ter tido como base uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE) do Rio, Sérgio Cabral afirmou à imprensa que Gabeira quer prejudicar o atendimento de saúde da população.

"Achar que por conta do candidato Eduardo Paes estar falando nesse assunto e vincular isso à inauguração da UPA é uma barbaridade. Impedir o atendimento a uma saúde de qualidade porque acha que vai lhe prejudicar... Ele (Gabeira) está prejudicando é a milhares de pessoas", disse Cabral, durante a abertura às pressas da UPA na zona norte.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host