UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

23/10/2008 - 20h08

Cabral acusa Gabeira (PV) de prejudicar o atendimento de saúde da população

Diana Brito
Especial para o UOL
No Rio de Janeiro
Mesmo com a proibição da Justiça Eleitoral de abrir Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) às vésperas das eleições, o governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) conseguiu uma liminar e inaugurou, por volta das 16h desta quinta-feira (23), a 20ª unidade do estado, localizada no Engenho Novo, na zona norte do Rio.

A liminar foi concedida pelo relator Paulo Troccoli Neto, membro do Pleno do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro). Na quarta (22), o juiz eleitoral Fábio Uchôa tinha proibido a inauguração de obras de cunho social por parte do estado até domingo (26), dia da eleição.

Uchôa entendeu que as inaugurações são exploradas na campanha do candidato a prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB), que é do mesmo partido de Sérgio Cabral. O governo do Estado, no entanto, recorreu da decisão alegando que a finalidade das UPAs é atender ao interesse da população.

Ainda segundo Uchôa, se a determinação não fosse cumprida o governo teria que pagar multa de R$ 100 mil. Apesar da proibição do TRE, a agenda do governo do Estado desta quinta-feira (23) não mudou em nenhum momento e confirmava que às 14h, o governador Sérgio Cabral e o ministro da saúde José Gomes Temporão iriam inaugurar a 20ª UPA 24h do Rio.

Apesar da decisão inicial do TRE ter tido como base uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE) do Rio, o governador Sérgio Cabral afirmou que Fernando Gabeira (PV) quer prejudicar o atendimento de saúde da população.

"Achar que por conta do candidato Eduardo Paes estar se falando nesse assunto e vincular isso à inauguração da UPA é uma barbaridade. Impedir o atendimento a uma saúde de qualidade porque acha que vai lhe prejudicar... Ele (Gabeira) está prejudicando é a milhares de pessoas", disse Cabral, durante a abertura da UPA na zona norte.

Duas horas antes da inauguração da UPA do Engenho Novo (zona norte), era possível ver operários terminando a pintura da estrutura do telhado e do portão principal. E ainda havia cimento fresco em alguns locais. Cabral negou que a pressa para a inauguração tenha motivação eleitoral.

"Não é a pressa eleitoral, é a pressa de atender. Essa pressa é a marca do nosso governo. A pressa será até o dia 31 de dezembro de 2010", justificou Cabral.

O UOL eleições tentou entrar em contato com o candidato Fernando Gabeira (PV), mas ele não foi encontrado.

13 UPAs são inauguradas durante campanha



Na última semana da campanha eleitoral, o governador decidiu inaugurar três UPAs, duas das três unidades ficam na zona oeste, região que, de acordo com as pesquisas de intenção de voto, concentra a maioria dos indecisos e pode decidir quem será o futuro prefeito.

A UPA de Campo Grande, a segunda do bairro, foi entregue na terça (21). Ontem à tarde, Cabral inaugurou a UPA de Realengo. Das 20 unidades que deveriam ser abertas até o final deste ano, 13 foram inauguradas em plena campanha eleitoral, cinco delas no curto período de três semanas entre o primeiro e o segundo turno.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host