UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

23/10/2008 - 17h52

Gabeira protesta contra feriadão em seu programa eleitoral no rádio e na TV

Diana Brito
Especial para o UOL Eleições
Do Rio de Janeiro
O candidato à Prefeitura do Rio pelo PV, Fernando Gabeira, gravou mensagem para pedir aos eleitores que não deixem de votar no dia 26 de outubro (domingo). Ele tenta evitar que as pessoas viajem no feriadão do Dia do Funcionário Público. Para Gabeira a antecipação do feriado, de 28 para 27 deste mês, pelo governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), teve intenções eleitoreiras para privilegiar o adversário Eduardo Paes (PMDB).

"No domingo nós queremos todos aqui no Rio de Janeiro, porque é dia de eleições. Quem deixa de votar num momento histórico dessa grandeza pode correr o risco de pagar durante quatro anos pelo preço de um simples feriado. Fique no Rio, a cidade precisa de você", diz o candidato verde em sua propaganda eleitoral.

Segundo a assessoria de Gabeira, a gravação irá ao ar até o último dia de campanha, na sexta-feira (24). Tanto o governo federal quanto estadual anteciparam o feriado, que sempre foi comemorado no dia 28 de outubro.

O governo federal tem 111 mil servidores ativos no Rio; no Estado, 242 mil. Cerca de 100 mil trabalham no serviço estadual como terceirizados. Desses 453 mil, mais de 270 mil estão na capital. Também existe a possibilidade de parentes de funcionários e universitários, que não terão aula, viajarem no dia da eleição.

Há uma semana, a secretaria de Estado da Casa Civil divulgou notana qual desmente acusações de que a antecipação do feriado teria o objetivo de influenciar na votação do segundo turno. De acordo com a secretaria, o Governo do Estado apenas seguiu a antecipação promovida pelo Governo Federal, com a finalidade de evitar a existência de um dia útil entre o domingo e o feriado.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host