UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

21/07/2008 - 18h30

Disparada de petista desperta críticas de adversários no Recife

Paula Brukmuller
Especial para o UOL
Em Recife
A primeira pesquisa Ibope, contratada pela "TV Globo" e o "Jornal O Estado de S.Paulo", para as eleições de 2008 no Recife, teve repercussão diferente para os candidatos apontados como líderes. Oposicionistas apontam força da máquina a favor do candidato do governo João da Costa (PT) como motivo para seu crescimento do começo do ano (quando tinha 3%) até agora (com 20%). A situação vê possibilidade de vitória no primeiro turno.

Segundo dados da pesquisa, o democrata Mendonça Filho lidera com 30% das intenções de voto. Nem por isso ele quis comentar os resultados. Já seu candidato a vice, o deputado federal André de Paula (DEM), preferiu menosprezar o crescimento do petista João da Costa. "É natural esse crescimento. João da Costa é o candidato das três máquinas (federal, estadual e municipal), já esperávamos". André de Paula disse ainda que o crescimento do rival não vai alterar a decisão de fazer uma campanha propositiva.

Carlos Eduardo Cadoca (PSC) também criticou o candidato de situação - mesmo estando empatado tecnicamente com ele na segunda colocação (22% contra 20%). "Não existe fato novo. Estou feliz porque tenho nove pesquisas internas que vão além da intenção de voto. Para mim, é muito mais importante a avaliação da população, o sentimento, os furos da atual gestão", atacou.

O candidato peemedebista Raul Henry ficou com 7% das intenções de voto e avalia o crescimento petista como fruto de "uma grande estrutura, uma grande máquina fazendo campanha". O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) acredita que o cenário vá se alterar com a propaganda de massa. "Não contesto pesquisas. Os números para mim são normais. Vamos continuar a fazer o corpo-a-corpo. Temos mais um mês para exibição do guia e das inserções no rádio e na TV."

O petista João da Costa, cauteloso, preferiu não comentar a pesquisa. "Não analisei quando estava com 3%. Agora, com 20%, também não vou me pronunciar", afirmou. Porém, seu maior cabo eleitoral, o prefeito João Paulo, disse estar surpreso com a subida repentina do candidato. "Não esperávamos esse percentual antes do início da propaganda na TV e no rádio, considerando que João da Costa não conta com o recall (lembrança) de outras eleições como os adversários", comemorou.

A presidente do diretório municipal do PT, Karla Menezes, disse que João da Costa segue uma tendência observada em outras eleições majoritárias do PT e compara a trajetória do candidato à de João Paulo nas eleições de 2004, quando este conquistou o segundo mandato. "No início achávamos que João Paulo não iria nem para o segundo turno, mas ele cresceu tanto durante a campanha que venceu logo no primeiro."

LEIA MAIS SOBRE PESQUISA DE INTENÇÕES DE VOTO NO RECIFE


Veja mais notícias de eleições na cidade de Recife - PE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host