UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

21/07/2008 - 18h21

João da Costa (PT) busca unir tendências internas do partido

Paula Brukmüller
Especial para o UOL
Em Recife
Candidato do PT à Prefeitura do Recife, o deputado estadual João da Costa se reuniu neste segunda-feira (21) com os 24 candidatos do partido à Câmara Municipal. De acordo com a presidente do diretório municipal do PT, Karla Menezes, o objetivo era fazer uma avaliação da conjuntura política da campanha eleitoral e reforçar a importância dos candidatos a vereadores na luta pela prefeitura.

Preferido pelo atual prefeito (o também petista João Paulo) para sucedê-lo, Costa enfrentou grande resistência interna no partido. O grupo ligado ao ex-ministro da Saúde Humberto Costa preferia outros nomes e chegou a cogitar prévias no PT recifense. Com a escolha de João Paulo, muitos analistas apostaram que o grupo derrotado iria fazer corpo mole nas eleições.

A presença do próprio Humberto no almoço de hoje pode representar que as feridas começaram a cicatrizar. O ex-ministro e atual secretário estadual das Cidades comemorou o resultado da pesquisa Ibope divulgada neste final de semana, que apontou 20% das intenções de votos na capital para João da Costa, que o deixa tecnicamente empatado em segundo lugar. Humberto conclamou o engajamento dos candidatos proporcionais: "É necessário engajamento de cada candidato a vereador."

Estavam presentes no almoço também o prefeito João Paulo e o candidato a vice-prefeito da Frente do Recife, Milton Coelho (PSB). Em discurso rápido João Paulo preferiu o tom cauteloso. Segundo ele "mesmo com o momento positivo da atual gestão, uma frente ampla com 16 partidos na coligação e com a unidade partidária conquistada, não existe eleição definida". João Paulo ainda atacou veladamente o candidato democrata Mendonça Filho (DEM), dizendo (sem citar nomes) que "o candidato que representa as forças conservadoras quer posar de moderno, mas de moderno não tem nada".

João da Costa dividiu com os candidatos a vereador a responsabilidade que o PT tem em comandar uma frente com tantos partidos e herdar duas gestões bem sucedidas de João Paulo. O candidato criticou os governos anteriores que, segundo ele, "abandonaram uma série de políticas públicas importantes".

João da Costa não economizou criticas à oposição. Disse que o candidato Mendonça Filho (DEM) quer privatizar a saúde quando fala em comprar 360 mil consultas particulares para a população que depende do SUS (Sistema Único de Saúde). Sobre as criticas recebidas ao corredor Leste-Oeste, via exclusiva para ônibus que liga o centro à zona oeste da cidade, o petista foi enfático: "Ao invés de discutir como melhorar nos serviços prestados, eles propõem derrubar tudo".

LEIA MAIS SOBRE A CORRIDA ELEITORAL NO RECIFE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host