UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

10/10/2008 - 16h30

Após defender candidatura de Omar, Alfredo Nascimento declara "neutralidade" no 2º turno

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), declarou, por meio de nota oficial, que não irá apoiar nenhum dos candidatos ao segundo turno das eleições em Manaus: Amazonino Mendes (PTB) e Serafim Corrêa (PSB). Segundo a nota, a neutralidade do ministro visa "a harmonização da base governista no Estado".

No primeiro turno, Alfredo Nascimento apoiou publicamente o candidato Omar Aziz (PMN), que também pertence à base aliada do governo federal.

A nota enviada no início da tarde desta sexta-feira (10) diz que a decisão de Alfredo "decorre do fato de que partidos que compõem a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PTB e o PSB, encabeçam as chapas que disputarão a Prefeitura de Manaus".

Alfredo Nascimento segue a mesma posição adotada pelo governador Eduardo Braga (PMDB). Em nota oficial, Braga disse que irá adotar uma postura de "magistrado" e que não apoiará nenhum dos dois candidatos no segundo turno.

A posição do ministro era esperada por conta de sua força política. Trata-se de um político em franca ascensão. Foi prefeito de Manaus duas vezes consecutivas: entre 1996 e 2000 e 2001 a 2004.

Em 2004, aceitou o chamado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o ministério dos Transportes. Em 2006, foi eleito para o Senado com 47% dos votos válidos, derrotando Pauderney Avelino (DEM) e Gilberto Mestrinho (PMDB). Ele se licenciou do cargo para voltar ao Ministério dos Transportes.

Nos bastidores do cenário político local, especula-se que a aliança entre Alfredo e Braga para as eleições deste ano visava o pleito de 2010. Especula-se que Alfredo deve se candidatar ao governo do Amazonas enquanto Braga tentaria o Senado.

De acordo com sua assessoria de imprensa, Alfredo Nascimento não irá fazer comentários sobre seu posicionamento.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host