UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

10/10/2008 - 15h04

Omar Aziz decide apoiar Amazonino Mendes no 2º turno

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus
O vice-governador e candidato derrotado à Prefeitura de Manaus, Omar Aziz (PMN), declarou nesta sexta-feira (10) que irá apoiar Amazonino Mendes (PTB) no segundo turno. Aziz obteve 17% dos votos válidos no primeiro turno e era apoiado pelo grupo político do governador Eduardo Braga (PMDB) e do ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR).

Apesar da declaração de Omar, Eduardo Braga (PMDB) e Alfredo Nascimento (PR) se declararam neutros na disputa. Em nota oficial, o governador anunciou que irá adotar uma postura de "magistrado" e que não apoiará nenhum dos dois candidatos no segundo turno.

Já Alfredo Nascimento, que chegou a afirmar que "deve sua vida política a Amazonino", disse que irá adotar uma postura de neutralidade.

O vice-governador Omar Aziz afirma que não concorda com a forma como a cidade vem sendo administrada pelo atual prefeito e candidato à reeleição Serafim Corrêa (PSB) e que por isso definiu seu apoio ao petebista. "Se eu concordasse com que acontece hoje eu nem teria me candidatado. A prefeitura teve muito dinheiro para fazer obras e outros projetos e não fez nada. A prefeitura não foi rápida", criticou.

Omar Aziz disse também que, ao longo da última semana, conversou com Amazonino sobre os termos em que esse apoio vai se dar. "Nós dialogamos. Apresentei o meu projeto para o sistema viário da cidade e ele disse ter condições de incorporar isso, de por isso em prática", afirmou.

Apesar do apoio, Omar Aziz não disse se irá subir ao palanque de Amazonino. "Isso ainda não está certo. Na segunda-feira (13), nós vamos conversar outra vez e aí sim isso vai ser definido", explicou o vice-governador.

Omar Aziz já foi aliado de Amazonino Mendes durante boa parte de sua vida política. Em 2001, quando Amazonino era governador do Amazonas, Aziz foi seu secretário de Segurança Pública.

Sinal

Os indícios de que Omar e seu grupo político iriam apoiar Amazonino começaram a ser dados no início desta semana. Primeiro foram os deputados estaduais da "bancada evangélica" que procuraram Amazonino Mendes para declarar apoio. Eles são capitaneados pelo deputado federal Silas Câmara (PSC), um dos principais aliados de Omar durante a campanha.

Depois foram os advogados do PMDB que retiraram uma ação movida por eles contra o pedido de registro de candidatura de Amazonino, que tramitava no TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas).

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host