UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

12/09/2008 - 15h19

Horário eleitoral pouco altera quadro em Goiânia

Sebastião Montalvão
Especial para o UOL
Em Goiânia
Ao contrário do que era esperado pelas coordenações de campanha de três das quatro candidaturas em Goiânia, o horário eleitoral na TV pouco alterou o quadro político na capital. Por isso, faltando três semanas para o fim da propaganda gratuita, os adversários de Iris Rezende (PMDB) já admitem mudar a estratégia para tirar pontos do peemedebista, líder absoluto em todas as pesquisas de opinião já divulgadas.

Em todos os levantamentos, Iris Rezende aparece com índices próximos, ou até acima, a 70% da preferência do eleitorado. O único levantamento em que o peemedebista, e candidato à reeleição, oscilou além da margem de erro foi no Instituto Grupom/Tribuna do Planalto, pesquisa na qual Rezende caiu 5,5 pontos percentuais. Ainda assim, aparece com 65,3% da preferência.

A queda, comemorada no QG de Sandes Júnior (PP), segundo colocado, é creditada à participação de um personagem da campanha pepista: o Zé Atento. Trata-se de um boneco que entra nas pílulas fazendo duras críticas a Rezende. Na principal delas, que chegou a ter sua inserção proibida pela Justiça Eleitoral, falava das pretensões de Rezende em abandonar a prefeitura para disputar o governo em 2010.

"O Zé atento é um porta-voz do povo e mostra as reclamações que a sociedade faz nas ruas, diariamente. E vai continuar na campanha", informou Cláudio Curado, assessor de imprensa da campanha pepista. Com a proibição judicial, a coordenação da campanha pretende usar o boneco para fazer expor outras "mazelas" do governo Iris Rezende. E também admitem a entrada de novos personagens na telinha.

O personagem chegou a irritar o atual prefeito. "Política é coisa séria. Mas tem gente que não pensa assim", disse o prefeito. Mesmo com o aumento no teor das críticas, o peemedebista é o único que não pensa em fazer alterações na campanha. "Vamos manter a linha propositiva. Mostrando o que já foi feito e o que ainda podemos fazer", ressaltou Flávio Peixoto, coordenador da campanha peemedebista.

Martiniano Cavalcante (PSOL), que ainda patina nos números, e tem o risco de ter sua candidatura negada, também promete mudanças radicais. Apesar do pouco tempo na telinha, a idéia é apresentar o máximo de propostas possíveis. "A campanha dispõe de poucos recursos, mas vamos fazer o possível", afirma Jerson Neto responsável pelo marketing da campanha.

Já Gilvane Felipe, que havia optado por um jingle sóbrio e mais clássico, estreou hoje uma nova música, um pouco mais agitada. Uma espécie de mistura de rap e congada, ritmo tradicional na cultura goiana.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Goiânia - GO

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host