UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

14/07/2008 - 18h59

Ministério Público pede impugnação da chapa de Luizianne Lins

Da Redação
O MPE (Ministério Publico Eleitoral) no Ceará decidiu pedir a impugnação, por irregularidades na convenção, do registro de candidatura da chapa do PT (Partido dos Trabalhadores) que concorre à Prefeitura de Fortaleza, formada pela candidata à reeleição Luizianne Lins e pelo atual presidente municipal do partido, Raimundo Ângelo, como candidato a vice.

O pedido de impugnação foi encaminhado nesta segunda (14) ao juiz da 116ª zona eleitoral do Ceará. O MPE concluiu que a ata apresentada pelo PT "não retrata a realidade da convenção realizada no dia 29 de junho e, por conseqüência, não atende aos requisitos exigidos pela legislação eleitoral".

De acordo com o Ministério Público, pelo documento apresentado pelo PT, Luizianne Lins e Raimundo Ângelo foram escolhidos como candidatos. Entretanto, após a convenção, em entrevista à imprensa, integrantes da coligação e a própria candidata disseram que não havia sido indicado um candidato a vice-prefeito.

A falta de publicização da escolha do vice, que só foi anunciado dois dias depois da convenção, motivou o procurador regional eleitoral em exercício, Alessander Sales, a pedir que a Polícia Federal investigasse as circunstâncias da indicação do nome do vice. Segundo ele, caso o nome tenha sido definido após a data limite, a ata pode ser considerada fraudulenta.

Segundo a legislação eleitoral, qualquer candidato pode renunciar ao posto ao qual se candidatou até dois dias antes das eleições. Em conseqüência, outro candidato assume a vaga.

O PT em Fortaleza reafirmou que a chapa foi homologada dentro da lei e aguarda notificação para comentar o assunto. Durante a inauguração de seu comitê neste domingo (13), Luizianne voltou a afirmar que o nome de Raimundo Ângelo foi homologado em convenção, mesmo que a escolha não tenha sido divulgada naquele momento.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini, para comentar a situação da chapa. Ninguém atendeu em seu gabinete na Câmara dos Deputados e na sede do PT Nacional. Em seu escritório político em São Paulo, um assessor de imprensa informou que não poderia entrar em contato com Berzoini. A reportagem continuará tentando contato com o presidente nacional da sigla.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host