UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

02/07/2008 - 21h26

A quatro dias do início da campanha, Fortaleza tem cenário definido

Vicente Gioielli
Especial para o UOL
Em Fortaleza
A quatro dias do início da campanha oficial, a Prefeitura de Fortaleza finalmente tem o seu cenário definido. O pleito será disputado nestas eleições por nove candidatos. A atual prefeita, Luizianne Lins (PT), concorrerá à reeleição e terá como principais adversários a senadora Patrícia Saboya (PDT) e o ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM).

A disputa eleitoral em Fortaleza vem se desenhando nos últimos meses como uma das mais ferrenhas da história da cidade. Luizianne Lins (PT) terá o apoio de 10 partidos, entre eles o PSB do governador do Ceará, Cid Gomes, mas seu vice, Raimundo Ângelo, é também do PT, configurando uma chapa pura na disputa. A decisão de quem seria seu companheiro de chapa aconteceu após semanas atribuladas de negociações com o PSB, a quem caberia a indicação de um nome. Por falta de consenso entre os partidos, Ângelo foi homologado para evitar problemas jurídicos posteriores.

Uma das candidaturas que baterá de frente com a petista será a da senadora Patrícia Saboya (PDT), que contará com o apoio de dois partidos (PSDB e PTB) e terá como vice Antenor Naspolini, do PSDB, legenda comandada pelo senador Tasso Jereissati.

Patrícia, que foi candidata derrotada à prefeitura da capital do Ceará em 2000, era filiada até 2007 ao PSB, quando resolveu deixar a legenda ao perceber que não teria espaços para lançar sua candidatura, já que os socialistas optaram por apoiar Luizianne Lins. A pedetista também conta com um apoio de peso, o do deputado federal Ciro Gomes, que apesar de ser do PSB preferiu apoiar a ex-mulher.

Outra candidatura importante nas eleições de Fortaleza é a de Moroni Torgan (DEM). Duas vezes derrotado para ser prefeito da cidade (2000 e 2004), o democrata busca vencer desta vez com o apoio do PP de seu vice, Alexandre Pereira. Ex-deputado federal, Moroni optou por concorrer ao Senado nas eleições de 2006 e foi derrotado por Inácio Arruda (PC do B). Desde então, tem um cargo na liderança do DEM na Câmara dos Deputados.

Uma candidatura que figura como a mais de oposição desta campanha é a de Adahil Barreto (PR). Saindo em uma chapa pura, sem partidos aliados, o deputado estadual, que tem como vice o empresário Roberto Matoso, é o único dos candidatos que faz oposição tanto ao governo municipal, de Luizianne Lins, quanto ao estadual, de Cid Gomes. Ele é apoiado pelo ex-governador Lúcio Alcântara (PR), que perdeu a corrida pela reeleição em 2006 e abandonou o PSDB, partido ao qual era filiado, logo em seguida, após divergências com Tasso Jereissati.

Duas candidaturas em Fortaleza figuram com discursos de esquerda: Renato Roseno, do PSOL, e José Carlos Vasconcelos, do PCB. O primeiro, que terá como vice Francisco das Chagas Gonzaga, também do PSOL, terá o apoio do PSTU. O PSOL, inclusive, era da base de apoio de Luizianne Lins até 2006, quando não concordou com o apoio da prefeita ao governador Cid Gomes nas eleições daquele ano.

Já o PCB, que sairá sem partidos aliados e com o vice sendo o sindicalista Francisco Roberto dos Santos, ainda faz parte da gestão de Luizianne, inclusive com um secretário: José Meneleu Neto, de Planejamento.

Atuando no campo do empresariado, o ex-presidente da Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Ceará), Luiz Gastão Bittencourt (PPS), concorrerá também em chapa pura. Seu vice será o presidente estadual da legenda, Sérgio Braga.

Duas outras candidaturas são consideradas menores na disputa e saem isoladas: Aguiar Júnior (PTC) e Pastor Neto Nunes (PSC). O primeiro terá como vice Aldenor Brito, também do PTC, e o segundo terá como vice Gersom Borges (PSC).

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host