UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

02/07/2008 - 12h48

PT nomeia vice "tampão" e prorroga prazo para definir parceiro de Luizianne

Vicente Gioielli
Especial para o UOL
Em Fortaleza
A chapa da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), que concorrerá à reeleição este ano, teve um vice temporário inscrito na convenção do último domingo (29) -o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Raimundo Ângelo. A inscrição do petista, confirmada por nota oficial divulgada na terça (1º), foi feita às pressas em manobra para que a prefeita não corresse o risco de ficar inelegível.

De acordo com o PT, a possibilidade era cogitada porque Luizianne não conseguiu definir a tempo com o PSB, partido do governador do Estado, Cid Gomes, um nome para ser seu companheiro de chapa. Rogério Pinheiro, presidente municipal do PSB e principal dos candidatos, abriu mão da indicação.

Segundo a legislação eleitoral, os partidos tinham até a última segunda-feira (30) para realizar convenções e deliberar o nome de seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Se uma chapa não indicasse o nome de todos os concorrentes ou definisse em ata que adiaria a escolha, a chapa seria nula.

Não houve consenso entre Luizianne Lins e o governador do Ceará, Cid Gomes, mesmo após semanas de negociações. A expectativa ficou para a convenção. No entanto, o evento foi realizado sem a definição e sem a presença do governador, que alegou problemas de saúde para não comparecer.

No último dia do prazo, o partido não anunciou um nome. Ontem, após especulações de que a indefinição poderia comprometer a chapa, a assessoria de imprensa do PT informou que o inscrito havia sido Raimundo Ângelo.

"O Partido dos Trabalhadores de Fortaleza informa que os partidos da Coligação Majoritária em prol da reeleição da prefeita Luizianne Lins acordaram dentro do prazo instituído pela Justiça Eleitoral, o nome do Presidente Municipal do PT Fortaleza, Raimundo Nonato Lima Ângelo, como candidato a vice-prefeito", diz a nota.

Agora, a prefeita poderá trocar Ângelo por outra pessoa até o próximo dia 5 de julho, já que a legislação permite a substituição de nomes nas chapas até o prazo final para os partidos efetuarem os registros das candidaturas nos cartórios eleitorais.

A assessoria do PT informou também que Raimundo Âneglo não comentaria o assunto e que divulgaria no início da tarde desta quarta (2) outra nota, explicando como se deu o processo de escolha do vice.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host