UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

01/07/2008 - 17h30

'Clone' de candidata do PT disputa a prefeitura em meio a imbróglio judicial

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba
Candidata do nanico PRTB à prefeitura de Curitiba, a professora primária Marinete Silva, 47, não é somente uma das duas mulheres entre nove postulantes a disputar o cargo na capital. Ela também é, ao menos na aparência, um "clone" da rival petista Gleisi Hoffmann.

Escolhida pelos convencionais do PRTB como a concorrente do partido no sábado (28), Marinete enfrenta um imbróglio judicial.
  • Divulgação

    A candidata à Prefeitura de Curitiba, Marinete Silva (PRTB), diz que é mais bonita do que a petista


    Apesar da convenção municipal ter votado a favor do lançamento da candidatura própria, as direções nacional e estadual optaram pela coligação com o PTB, cuja chapa é encabeçada pelo deputado estadual Fábio Camargo e tem como vice Vera Helena Teixeira, do PRTB.

    As duas alas do partido prometem registrar as chapas ainda nesta terça-feira (1) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

    O presidente municipal do partido, vereador Manassés de Oliveira - que foi secretário do Trabalho do prefeito de Curitiba e deixou o cargo para disputar a reeleição na Câmara Municipal -, obteve duas liminares na Justiça comum. Uma que garantiu a Marinete a disputa na convenção e outra que assegurava aos filiados opinar sobre a coligação.

    De acordo com Oliveira, o estatuto do partido prevê que o PRTB deve obrigatoriamente lançar candidatura própria em municípios com mais de 200 mil habitantes, caso de Curitiba.

    No sábado, o presidente do diretório regional do partido, Marino Teixeira, compareceu à convenção realizada na Sociedade Universal, na capital, e segundo ele próprio, teria sido obrigado por seguranças a permanecer na mesa até assinar a ata de deliberação da convenção.

    "Ele foi mantido em cárcere privado", diz o secretário-geral do PTB, Nivaldo Rocha Loures Ramos. De acordo com ele, as decisões da convenção do PRTB são nulas uma vez que a homologação da vice na chapa de Fábio Camargo partiu do presidente nacional da legenda, Levy Fidélix, que concorre à prefeitura em São Paulo.

    "Tanto a direção regional quanto a direção municipal são comissões provisórias e, por isso, devem se submeter à decisão da Executiva Nacional", afirmou.

    "Eu sou mais bonita"

    Baixinha, com cabelo curto pintado de loiro, nariz pequeno e empinado e tipo físico definido como "mignon", a candidata do PRTB à prefeitura de Curitiba, Marinete Silva, é um "clone" da petista Gleisi Hoffmann. "Quando ela disputou o Senado, em 2006, os amigos começaram a fazer brincadeira e apontar as semelhanças. Mas eu não a imitei. Foi ela que me imitou", garante.

    O CANDIDATO

    • NOME: Marinete Silva
    • IDADE: 47
    • PARTIDO: PRTB
    • CARGO: Professora primária

    UOL - A senhora teme que a sua candidatura seja anulada?
    Marinete Silva - De maneira nenhuma. Acho que a Justiça Eleitoral vai dar razão ao partido. O PRTB tem direito a lançar candidatura própria.

    UOL - Quando a senhora decidiu concorrer à prefeitura?
    Marinete - Eu era pré-candidata a vereadora. Mas o partido decidiu nas reuniões lançar um candidato próprio. O que eu fiz foi colocar meu nome à disposição e, para minha surpresa, todos concordaram.
    • Elias Kanella

      Gleisi Hoffmann (PT) vai enfrentar um "clone" nas eleições curitibanas


      UOL - A senhora resolveu adotar o mesmo estilo da petista Gleisi Hoffmann?
      Marinete - De maneira nenhuma. Tenho fotos antigas e posso provar que sempre usei esse corte de cabelo e com essa cor.

      UOL - Alguém já lhe disse que a senhora é quase um "clone" da candidata do PT.
      Marinete - Quando ela apareceu na TV, em 2006, os amigos começaram a fazer brincadeiras e me chamar de "Marigleisi". Realmente, a semelhança é grande, mas acho que eu sou mais bonita (risos).

      UOL - Quer dizer que não foi premeditado?
      Marinete - Não. Há dois anos eu nem pensava em me filiar a um partido e já diziam que eu era parecida com ela. Acho que nós fazemos o mesmo estilo. Também gosto de usar roupas sociais, principalmente terninhos.

      UOL - A senhora já encontrou a Gleisi pessoalmente?
      Marinete - Não, mas espero encontrar. Fui pesquisar no site dela e descobri que até a vida dela é parecida com a minha. Ela está no segundo casamento e eu também. Está na mesma faixa de idade e tem as mesmas preocupações relacionadas à mulher. Eu também. Vivem me parando na rua pensando que eu sou a Gleisi. Estou adorando tudo isso.

      Compartilhe:

        ÚLTIMAS NOTÍCIAS

        Mais notícias

        Hospedagem: UOL Host