UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

15/08/2008 - 19h35

Jô Moraes aparece em primeiro lugar na corrida eleitoral de BH com 18%

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte
A candidata do PC do B à Prefeitura de Belo Horizonte, Jô Moraes, figura em primeiro lugar com 18% das intenções de voto na capital mineira, segundo pesquisa feita pelo Ibope e divulgada nesta sexta (15).

Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, aparecem empatados tecnicamente em segundo lugar os candidatos Leonardo Quintão (PMDB), que registrou 10%, Marcio Lacerda (PSB), que contabilizou 9% e Vanessa Portugal (PSTU), com 5% das intenções de voto.

ALIANÇAS

Líder nas pesquisas de intenção de voto, Jô Moraes vai "costurar" apoio de deputados dissidentes do PMDB

O aspirante ao cargo majoritário pelo PDT, Sergio Miranda, está com 3%, já Gustavo Valadares, do DEM, aparece com 2%. Os votos brancos e nulos estão em 15% e os eleitores que não souberam ou não opinaram ficaram em 37%.

A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 13 de agosto com 805 eleitores em Belo Horizonte e foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal "O Estado de São Paulo" e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais sob o número 53863/2008.

Segundo turno

A pesquisa também simulou com eleitores a hipótese de segundo turno entre os quatro candidatos mais bem colocados. Se houvesse segundo turno entre Jô Moraes (PC do B) e Leonardo Quintão (PMDB), ela figuraria com 31% ante 18% do peemedebista.

Já num embate com Marcio Lacerda (PSB), ela também levaria vantagem ao obter 31% contra 16% de Lacerda. Contra Vanessa Portugal (PSTU), Jô Moraes ampliaria a vantagem ao conquistar 34% das intenções de voto, e Vanessa Portugal seria votada por 11% dos eleitores entrevistados.

Já em um cenário no qual Quintão e Lacerda se enfrentassem em eventual segundo turno, haveria empate técnico entre os dois, pois receberiam 21% e 20% das intenções de voto, respectivamente.

Contra Vanessa Portugal (PSTU), Quintão se sairia melhor, aglutinaria 25% dos votos contra 12% da candidata.

O candidato apoiado por Aécio e Pimentel, o socialista Marcio Lacerda, só se sairia bem se disputasse um eventual segundo turno com Vanessa Portugal. Ele teria 22% das intenções de voto ante 14% de Vanessa Portugal.

Comparações

Na primeira pesquisa realizada no dia 19/07, Jô Moraes apareceu também em primeiro lugar com 17% das intenções de voto. Leonardo Quintão foi o candidato que teve a maior oscilação negativa ao sair de 14% para os atuais 10%.

Marcio Lacerda, candidato apoiado pelo governador Aécio Neves e pelo prefeito Fernando Pimentel, subiu um ponto percentual, passando de 8% para os 9% apontados nesta sexta (15) pela pesquisa.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belo Horizonte - MG

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host