UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

15/08/2008 - 12h12

Jô Moraes (PC do B) vai "costurar" apoio de deputados peemedebistas descontentes

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte
A candidata do PC do B à Prefeitura de Belo Horizonte, deputada federal Jô Moraes, disse que até a próxima semana deverá ter "costurado" o apoio à sua campanha de deputados estaduais do PMDB descontentes com a indicação de Leonardo Quintão como candidato da legenda peemedebista ao pleito de outubro.

A candidata revelou que irá se encontrar com o deputado estadual Adalclever Lopes, vice-líder da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Mesmo antes do acordo, a ajuda do deputado à campanha de Jô Moraes já pôde ser detectada. Ele indicou a montagem do comitê central de campanha em prédio de três andares no centro de Belo Horizonte, segundo interlocutor ligado a ela.

  • Rayder Bragon/UOL

    Jô Moraes durante inauguração de seu comitê central de campanha

O comitê central da campanha fica a poucos metros da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e foi inaugurado nesta quinta (14) pela deputada. O espaço foi cedido por uma empresa para a campanha do PC do B após pedido de Lopes, que teria bancado a reforma do local.

"Ele me informou que alguns membros da bancada estadual vão se reunir para tomar um posicionamento. Há uma identificação muito grande [deles] com as propostas e o projeto [do PC do B]. Eles são muito ligados ao vice-presidente José Alencar", disse Jô Moraes.

O PRB, partido de Alencar, indicou Cláudio Sampaio como vice na chapa de Jô Moraes.

Ainda de acordo com o interlocutor, a dissidência peemedebista começou logo após a escolha de Leonardo Quintão como candidato do PMDB.

À época, o deputado estadual Sávio Souza Cruz, candidato derrotado nas prévias da sigla, fez pesadas críticas sobre a condução do processo de escolha de Quintão. Souza Cruz acusou o governador Aécio Neves de ingerência na disputa para que ele fosse preterido na indicação à disputa do cargo majoritário na capital mineira.

Descontentes do PT

Jô Moraes já havia recebido adesão à campanha de dissidentes do PT contrários à aliança entre o PT e o PSDB delineada pelo governador tucano Aécio Neves e pelo prefeito petista Fernando Pimentel ao lançarem a candidatura da chapa formada por Marcio Lacerda (PSB) e Roberto Carvalho (PT).

Ela ainda ressaltou que vem recebendo apoio de empresários e pessoas que, por manterem relação com o governador e com o prefeito, não estão explicitando o suporte a ela. Esse apoio latente foi batizado de "campanha submarina" por ela.

"Estamos vivendo uma situação de disputa eleitoral com algumas particularidades. O fato das duas administrações, a do governo do Estado e a da Prefeitura, estarem numa candidatura cria certos constrangimentos para alguns atores, quer seja no setor empresarial, quer seja no setor de servidores ou mesmo de pessoas que têm uma boa relação com o governador e com o prefeito. Por isso nós temos recebido muitos apoios que pedem para não ser nomeados", explicou.

A candidata também adiantou que irá pedir auxílio financeiro pela Internet. "Nós vamos lançar a campanha financeira pela Internet. Até R$ 50, não precisa ser identificado. Ao restante [de doadores], nós estamos pedindo que faça o depósito com identificação para que possamos prestar contas ao TRE", disse.

Durante a inauguração do comitê, a deputada recebeu o apoio de irmãos do ex-prefeito de Belo Horizonte Célio de Castro, morto no dia 20 do mês passado. "A gente sempre teve uma convicção plena da qualidade da Jô Moraes pela honestidade e pela simplicidade. Caminharemos com a Jô firmemente até a vitória", disse Dilmar Antenor de Castro, um dos quatro irmãos do ex-prefeito que foram à inauguração.

  • Rayder Bragon/UOL

    Jô Moraes e Célia Peres Freitas, irmã do vice-presidente José Alencar, em caminhada pelo centro

Antes do início do evento, em caminhada no centro de Belo Horizonte, Jô Moraes já havia recebido o engajamento na campanha de Célia Peres Freitas, irmã do vice-presidente José Alencar.

Jô Moraes figura em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento na capital mineira. Em segundo lugar está Leonardo Quintão (PMDB). O candidato apoiado pelo governador e pelo prefeito, Marcio Lacerda (PSB), vem em terceiro, empatado tecnicamente com Vanessa Portugal, do PSTU.

Candidato do PMDB

O deputado federal Leonardo Quintão, candidato do PMDB, em nota, afirmou que conta com apoio de seis dos nove deputados estaduais que formam a bancada peemedebista. Segundo o candidato, os deputados já fizeram gravações para o programa dele para o horário eleitoral gratuito, que começa no dia 19 deste mês.

Leonardo Quintão adiantou que deve encontrar com a bancada para acertar os detalhes de como os deputados poderão atuar na campanha. "A candidatura não é minha exclusivamente, é do PMDB e nós fomos escolhidos na convenção e, com certeza, vamos caminhar todos juntos", afirmou Quintão.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belo Horizonte - MG

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host