UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

28/06/2008 - 15h46

Partidos brigam para usar imagem de Lula em campanhas

Manuela Martinez
Especial para o UOL
Em Salvador
Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha afirmado que não vai apoiar ninguém no primeiro turno das eleições para prefeito em Salvador (BA), três partidos querem utilizar a figura do principal líder petista na disputa pelo Palácio Thomé de Souza (sede oficial da prefeitura na capital baiana). Em um sábado de convenções no município, até o PSDB manifestou intenção de atrelar sua imagem à do presidente na campanha.

"Sempre tive um ótimo relacionamento com o presidente", disse o ex-prefeito Antonio Imbassahy, agora candidato oficial do PSDB, durante a convenção do partido.

"Todos sabem que o companheiro Lula é um militante do PT, e isto vai ficar muito claro durante o processo eleitoral. Nós vamos dizer para os eleitores que Lula é PT, e o PT é Lula", disse o deputado federal Walter Pinheiro na convenção petista.

O tom da disputa foi dado inicialmente pelo prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), que é candidato à reeleição. No último dia 15, em convenção que homologou o nome do peemedebista, cartazes e banners com a imagem de Lula foram utilizados pelos militantes do partido.

Em sua última visita a Salvador, para participar do lançamento de algumas obras federais, Lula citou o nome de Imbassahy por três vezes. O gesto do presidente causou ciúmes no PMDB. "O ex-prefeito mendigou uma foto ao lado do presidente", afirmou Lúcio Vieira Lima, presidente da executiva regional do PMDB.

"O PMDB é o principal partido de base de sustentação do presidente Lula", diz o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), principal articulador da candidatura de João Henrique. Nas propagandas eleitorais gratuitas, o prefeito também diz que conta com o apoio do presidente.

Durante uma entrevista para anunciar o apoio do PC do B à candidatura petista, na quinta-feira (26), o deputado federal Walter Pinheiro (PT) afirmou que o partido pode recorrer à Justiça para manter com exclusividade a imagem do presidente Lula durante o processo eleitoral.

"O companheiro Lula é do PT, e isto vai ficar claro durante todo o processo eleitoral. Se for preciso, vamos à Justiça para preservar a lógica da política", disse Pinheiro.

Apenas o DEM, que tem no deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto seu candidato a prefeito, não briga para "colar" na imagem do presidente. Mesmo assim, em suas visitas a bairros, ACM Neto evita críticas ao governo federal.

Quadro
A disputa do PT, PMDB e PSDB pelo apoio do presidente é uma das principais mudanças da primeira eleição nos últimos 40 anos sem a participação direta do senador Antonio Carlos Magalhães (1927/2007).

Com ACM vivo, a polarização dividia o município entre carlistas e anti-carlistas e, mesmo com a grande popularidade de Lula na Bahia, o PT nunca ganhou uma eleição para a prefeitura.

"Os tempos mudaram, e agora a Bahia está em uma outra fase política", disse o governador Jaques Wagner, ao justificar sua presença nas convenções do PMDB e do PSDB.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host