UOL Eleições 2008 Curitiba

 

Os textos são de autoria dos próprios candidatos ou de suas assessorias.

Bruno Meirinho

Bruno Meirinho (PSOL)

Nosso principal objetivo é socializar a riqueza. Curitiba é uma cidade muito rica, porém com uma riqueza muito concentrada. Especialmente a classe trabalhadora, que batalha diariamente produzindo coletivamente esta cidade, é a que menos se beneficia pelos resultados econômicos.

Há um mito de que Curitiba seria uma “Cidade-Modelo” em planejamento urbano. No entanto, o que se vê é que Curitiba é um modelo em exclusão social. O “mapa da violência” de Curitiba, elaborado pela RITLA, mostra que os índices de violência são 15 vezes maiores na periferia do que no centro do município, o que dá um sinal claro de que a vida na periferia da suposta “cidade-modelo” não é nada fácil.

Esta cidade modelo em exclusão social se manifesta também por outro fenômeno impressionante: Curitiba é uma cidade que produz, de um lado, muitos imóveis vazios, e de outro lado milhares de famílias sem um local para morar. Dados da Fundação João Pinheiro apontam que Curitiba tem pelo menos 31.000 famílias que precisam de um teto para morar, ao passo em que possui um total de 56.000 imóveis vazios. Esta situação é no mínimo irracional. Nós afirmamos que é revoltante.

Por isso, defendemos que a cidade modelo em exclusão social se transforme na cidade da socialização da riqueza, com a destinação destes imóveis vazios para a habitação popular, e a melhor distribuição dos investimentos em todo o território do município, com especial atenção para a periferia, invertendo a atual lógica de concentração de recursos em poucas áreas privilegiadas.

Com esta política, consideramos que cumprimos um papel pedagógico de debater e construir o socialismo enfrentando os problemas cotidianos e caminhando para um futuro em que os meios de produção serão democratizados.

Hospedagem: UOL Host