UOL Eleições 2008 Belém

 

Os textos são de autoria dos próprios candidatos ou de suas assessorias.

Valéria Pires Franco

Valéria Pires Franco (DEM)

O desafio da candidata a prefeita de Belém, Valéria Pires Franco, da coligação “Pra Belém ficar Pai D'Égua” (DEM/PSDB), está apoiado no tripé saúde, segurança e educação. A candidata afirma que é necessário consolidar um pacto que envolva todos os agentes sociais na elaboração de uma agenda positiva que beneficie a capital paraense e seus habitantes. “Isso é urgente, tem pressa. E, claro, não exime o Poder Público de sua responsabilidade.”

Ao lado de seu vice, o arquiteto Paulo Chaves, Valéria sabe que a tarefa de administrar uma cidade do porte de Belém não é fácil. “É preciso trabalhar todos os dias, de domingo a domingo. É igual à casa da gente, precisamos cuidar dela todos os dias. Agora, é inadmissível que um gestor público encha a cidade de placas em ano de

eleições, só para dar a sensação de que está trabalhando.”

De acordo com a candidata, segurança, saúde e educação são as prioridades e os principais desafios da sua futura gestão à frente da Prefeitura de Belém. Ela também propõe a execução de um plano de ação integrado beneficiando Belém e os demais municípios da Região Metropolitana. “Temos problemas comuns, a exemplo do transporte coletivo e, por isso, não podemos trabalhar de forma isolada.”

Na educação, Valéria vai trabalhar pela qualidade de ensino, garantir vagas para crianças nas creches e pré-escola, uma vez que 12% delas, em Belém, estão excluídas desse benefício, criar o programa de escola em tempo integral, assegurando além das lições de português e matemática, atividades de esporte e lazer, incentivo à iniciação

musical, dança e artes plásticas. E mais: a comunidade e a escola, juntas, podem criar uma consciência cidadã, explica Valéria.

A adoção da escola de tempo integral também será uma medida eficaz contra a violência. “Em Belém, os índices de violência e criminalidade têm crescido de forma vertiginosa, disseminando o medo entre pais e mães de família. E essa nossa proposta pode contribuir para a redução desses índices.”

Na saúde e assistência social, Valéria irá levar toda a experiência adquirida no governo do Estado, quando comandou a Secretaria Especial de Proteção Social. “É preciso garantir saúde a todos os bairros e distritos de Belém, garantir médico, remédios e atendimento humanizado.”

Hospedagem: UOL Host