UOL EleiçõesUOL Eleições

26/10/2006 - 15h40

Lula mantém vantagem de 22 pontos sobre Alckmin, diz Vox Populi

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve uma vantagem de 22 pontos percentuais contra seu adversário Geraldo Alckmin (PSDB), considerando-se apenas os votos válidos, mostrou pesquisa Vox Populi divulgada pela revista Carta Capital nesta quinta-feira.

A sondagem mostra que Lula venceria a corrida presidencial com os mesmos 61 por cento dos votos válidos --que excluem brancos, nulos e indecisos-- que apresentava na semana passada. No total entre os votos estimulados, o petista seguiu com 57 por cento.

Alckmin continuou com 39 por cento dos votos válidos da sondagem anterior --37 na pesquisa estimulada. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Ainda de acordo com o levantamento, divulgado no site da Carta Capital, os dois candidatos perderam 1 por cento na pesquisa espontânea: 56 para o petista e 36 para o tucano.

No Sudeste, região na qual Alckmin ganhou no primeiro turno por pequena margem e que comporta 50 milhões de votos, Lula agora tem vantagem de 9 pontos percentuais. Na sondagem de 13 de outubro, o petista vencia por 6 pontos.

A enorme vantagem que o presidente-candidato tinha diante do tucano no Nordeste caiu de 78 para 75 por cento.

O Vox Populi realizou 2.000 entrevistas entre segunda e terça-feira em 121 municípios do país.

(Por Maurício Savarese)