UOL EleiçõesUOL Eleições

03/10/2006 - 11h32

Maluf, Ciro e Clodovil estão entre os cinco deputados mais votados no país

Edilson Saçashima
Em São Paulo
O resultado das urnas deu um ponto em comum a perfis aparentemente tão distintos como Paulo Maluf, Ciro Gomes, Celso Russomanno, Clodovil e ACM Neto. No dia primeiro de outubro, esses cinco nomes se tornaram os deputados federais com o maior número de votos no país e ganharam o direito de ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília.

Gustavo Scatena/Folha Imagem
Maluf volta à Câmara após 20 anos
Deputado federal com o maior número de votos do país (739.837 votos válidos), Paulo Maluf (PP-SP) retorna à Câmara após 20 anos. O político foi deputado federal entre 1983 e 1986 pelo extinto PDS. Durante o mandato, articulou sua candidatura à Presidência da República, mas foi derrotado no Colégio Eleitoral por Tancredo Neves.

A carreira de Maluf iria contar com outros reveses. O político foi derrotado nas eleições para a prefeitura de São Paulo em 1988, 2000 e 2004, para a Presidência da República em 1989 e, por quatro vezes, perdeu a disputa ao governo paulista (1986, 1990, 1998 e 2002).

Por outro lado, Maluf foi prefeito de São Paulo entre 1969 e 1971 e governador do Estado entre 1979 e 1982, sempre nomeado pelo governo militar. Em 1992, voltou à prefeitura, desta vez pelo voto direto.

No ano passado, ficou preso por 40 dias acusado de intimidar uma testemunha em episódio que envolvia denúncias de lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro.

Lula Marques/Folha Imagem
Ciro Gomes foi ministro da Fazenda
Se essa trajetória torna Maluf uma figura controversa na história política nacional, Ciro Gomes, o segundo deputado federal com maior votação no Brasil (667.830 votos), não é um personagem menos polêmico.

O deputado eleito pelo PSB do Ceará é conhecido pela impulsividade e pela língua afiada. Quando foi ministro da Fazenda (1994 -1995) durante o governo Itamar Franco, chamou de "otários" os consumidores que pagavam ágio na compra de carro e usou as palavras "ladrões" e "canalhas" para criticar empresários do setor.

Os quatro meses que Ciro Gomes esteve à frente do Ministério da Fazenda pode ser apontado como o ponto culminante de uma ascensão política meteórica. O professor universitário foi eleito deputado estadual no Ceará em 1982 e reeleito em 1986. Em 1988, tornou-se prefeito de Fortaleza. Dois anos depois, assumiu o governo do Ceará. Ciro Gomes tentou se eleger presidente da República em 1998 e 2002, sem sucesso. No governo Lula, foi ministro da Integração Nacional.

Evelson de Freitas/Folha Imagem
Russomanno ficou conhecido na televisão
As palavras também contribuíram para dar notoriedade a outro deputado federal eleito: Celso Russomanno (PP-SP). O jornalista tornou-se conhecido ao solucionar problemas de consumidores em programas jornalísticos da televisão. Ele mediava o litígio e, quando o caso era resolvido, perguntava a cada um dos envolvidos: "está bom para você?" Com a resposta afirmativa, encerrava a reportagem televisiva com o bordão: "estando bom para ambas as partes, Celso Russomanno..." A frase ecoou por programas no SBT, Rede Record e CNT/TV Gazeta e contribuiu para consolidar a imagem de defensor dos direitos do consumidor do político. Com 573.524 votos, Russomanno foi eleito para o seu quarto mandato de deputado federal.
Eduardo Knapp/Folha Imagem
Clodovil foi estilista e apresentador de TV


Clodovil Hernandez (PTC-SP), ao contrário, chega ao seu primeiro mandato na Câmara com o cacife de ter obtido 493.951 votos, a quarta maior votação entre os candidatos a deputado federal. Porém, tem em comum com Russomanno a intimidade com a câmera, que tornou-se personagem das entrevistas que Clodovil conduzia na RedeTV!. Quando fazia uma pergunta mais incisiva, Clodovil apontava para a câmera e dizia ao seu entrevistado: "olhe para a lente da verdade e responda..."

Em seus mais de 45 anos de carreira, o estilista e apresentador de televisão tem como destaque a participação no programa TV Mulher, da Rede Globo, nos anos 80. Ele dividia a apresentação do programa feminino com a sexóloga Marta Suplicy, que se tornaria prefeita de São Paulo.

ACM Neto, 27, é o retrato inverso de Clodovil, 69. Seu nome traz o peso de ser neto de Antônio Carlos Magalhães, político tradicional da vida nacional. Aos 11 anos, ACM Neto participou da campanha eleitoral de seu avô, então candidato à governador da Bahia. Em 1999, tornou-se assessor do secretário da Educação da Bahia, Eraldo Tinoco.

Sérgio Lima/Folha Imagem
ACM Neto é eleito para segundo mandato
O deputado eleito pelo PFL alcança seu segundo madanto na Câmara com 436.966 votos, a quinta maior votação do país. Sua jovialidade e o peso da tradição deverão formar um interessante contraponto com outro candidato eleito. Manuela D'Ávila tem 25 anos e foi eleita pelo PC do B do Rio Grande do Sul. A imagem de juventude da deputada eleita pode ser verificada pelo bordão que ela usou durante a campanha: "e aí, beleza?". Ela ficou no 15º lugar na lista dos mais votados do país, mas foi a primeira no seu Estado.

Para quem apontava para a "mesmice" da política nacional, o quadro que se vislumbra na Câmara dos Deputados sugere, no mínimo, para alguma diversificação.