UOL EleiçõesUOL Eleições

10/08/2006 - 20h27

Dobra vantagem de Lula sobre Alckmin, mostra Vox Populi

SÃO PAULO (Reuters) - A vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, aumentou de 10 para 21 pontos percentuais, mostrou nova pesquisa do Vox Populi.

O resultado da sondagem, divulgada nesta quinta-feira pela TV Bandeirantes e que será publicada pela revista CartaCapital na sexta-feira, indica que Lula seria reeleito no primeiro turno.

De acordo com o Vox Populi, Lula aparece com 45 por cento das intenções de voto, contra 42 por cento da pesquisa realizada em julho. Alckmin tem agora 24 por cento, ante 32 por cento.

A senadora Heloísa Helena (PSOL) aparece neste mês com 11 por cento, acima do desempenho de julho, quando tinha 7 por cento. O senador Cristovam Buarque (PDT) e Rui Pimenta (PCO) têm 1 por cento cada. Os demais candidatos não pontuaram.

Os votos brancos e nulos somaram 8 por cento, enquanto não responderam ou estão indecisos totalizaram 10 por cento.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. O Vox Populi ouviu 2.004 eleitores entre os dias 5 e 7 de agosto.

Esta é a terceira pesquisa divulgada nesta semana. O Datafolha e o Sensus, que vieram a público na terça-feira, também indicaram alta de Lula e queda de Alckmin na preferência do eleitorado, reforçando a possibilidade de o petista vencer no primeiro turno.

Ainda esta noite saem os resultados do Ibope sobre as intenções de voto para presidente.

(Por Carmen Munari)